Recursos


Bem-vindo à página dos recursos do Kit Criar Blogs. Esta página é muito importante pois irá encontrar aqui as ferramentas que eu uso e aconselho. Nenhuma ferramenta é aqui apresentada sem ter sido testada e utilizada durante algum tempo por mim mesma, sendo portanto a qualidade e o conselho seguro e fiável!

Quando começamos um blog, não sabemos muito bem que recursos e ferramentas utilizar. O leque de escolha é tão vasto que acabamos por nos perder. Esta página tem o objetivo de o ajudar, então não hesite em comentar e deixar a sua opinião!

Alguns links presentes neste post são links afiliados. Isso quer dizer que se efetuar o registo ou compra através desse link, eu irei ganhar uma pequena comissão. Essa comissão irá ajudar a continuidade do blog. Nenhum produto é listado sem ser 100% aconselhado por mim e nenhum preço apresentado através desses links é inflacionado: o preço é o mesmo que se passar pelo link normal. Agradeço desde já o seu apoio!


Domínio e Hospedagem

NAMECHEAP - O meu site de registo de domínio preferido! Fundado em 2000 por Richard Kirkendall, é o considerado como sendo o site "mais popular de Procura de Domínio". Ele é um dos sites de registos de domínio mais fiáveis, tendo mais de 3 milhões de domínios sob a sua gestão.

WEBHS.PT - Escolher a melhor hospedagem é muito importante para o seu blog. Eu uso e recomendo https://www.webhs.pt por várias razões: tem um excelente suporte cliente e uma excelente velocidade. Propõe diversos planos com características diferentes, dentro dos quais irá certamente encontrar aquele que irá satisfazer todas as suas necessidades.

WordPress

Agora que já tem o domínio registado e que já pagou pelo seu serviço de hospedagem, o próximo passo a considerar é a plataforma. O WordPress é a melhor plataforma de blogs e não é difícil perceber porquê! É a mais popular e usada em todo o mundo, sendo muito fácil de usar e completamente personalizável e conta com diversas outras vantagens que ajudam nesta escolha:

SUPORTE VIA WORDPRESS - Todos os novatos precisam de apoio quando estão no processo de criação de um primeiro blog e o WordPress oferece esse suporte com muita facilidade. Pode obter ajuda sobre qualquer problema ou dúvida que tenha no Fórum de Apoio do Suporte WordPress.
SEO FRIENDLY - Usar WordPress desde o início é garantir que a estrutura do seu blog, em termos de programação, já está optimizado para responder ao SEO (Search Engine Optimisation) que garante o aparecimento nos resultados do Google. Se for necessário, o WordPress permite igualmente a instalação de um plugin SEO, como o Yoast SEO.

THRIVETHEMES - O design do blog é uma das primeiras coisas que idealizamos quando começamos um blog. E isso pode ser um quebra-cabeças e se não soubermos onde encontrar as coisas e informações certas, podemos perder horas e horas em múltiplas procuras! Não se preocupe: o WordPress tem muitos temas pagos ou gratuitos…e são milhares de escolhas possíveis!
Entre a ampla gama de temas, eu prefiro usar os temas da ThriveThemes. Estes temas (e todos os serviços disponíveis) são muito fáceis de usar, modernos e personalizáveis. A ThriveThemes oferece diversas ferramentas e recursos como ferramentas de otimização de imagem, ferramentas para criar páginas de chamada (lead-pages) e muito mais, tornando assim o seu trabalho muito mais fácil. Quanto mais fácil são as suas tarefas técnicas, mais tempo tem para se dedicar a criar conteúdo!


Plugins

THRIVE CONTENT BUILDER & LANDING PAGES - Este plugin para WordPress permite criar qualquer tipo página ou post, com a forma, organização e visual que desejar. Muito fácil de utilizar, não precisa de ter nenhum conhecimento técnico para fazer visuais excelentes!

THRIVE LEADS - Plugin poderoso, o Thrive Leads permite criar uma lista de contactos muito facilmente, ligando-a automaticamente com a maioria (ou mesmo a totalidade!) de serviços de e-mails do mercado.

WORDFENCE SECURITY - Segurança acima de tudo! Este antivirus é um dos plugins básicos e essenciais a instalar para proteger o seu blog e conteúdo de qualquer intrujo!

Yoast - Plugin que melhora a performance e optimização SEO do seu blog, dando-lhe acesso a diversas dicas e conselhos. Muito fácil de usar, é um dos melhores plugins SEO para iniciantes.

WP ROCKER - Um dos melhores plugins que permite melhorar substancialmente a velocidade e performance do seu blog. Avaliado como um dos melhores do mercado comparado aos seus concorrentes, apesar de ser pago é um investimento a considerar!

SENDINBUE - Projetar seus e-mails no SendInBlue é simples. Todos os e-mails contêm automaticamente um design responsivo, de modo que, independentemente do dispositivo que você escolher para abrir seus e-mails, eles se adaptarão à tela. Os e-mails podem ser personalizados com um logotipo, imagem e design que se adequa aos seus gostos. Todas as imagens podem ser armazenadas gratuitamente na sua própria biblioteca online, disponível para uso futuro com o clique de um botão.Tem suporte em 6 idiomas: inglês, espanhol, Português, italiano, alemão e francês.
Enquanto isso, SendinBlue oferece automação com seu plano gratuito. Na minha opinião, isso lhe dá tempo suficiente para tomar uma decisão de compra,. Para o serviço real de marketing por e-mail, há uma versão gratuita, e então você precisará pagar
Crie uma conta gratuita em www.sendinblue.com.

IMAGENS - As imagens de um blog são muito importantes. É o primeiro olhar, a primeira coisa que os nossos olhos vêem…e podem fazer com que a pessoa fique no nosso blog ou que saia imediatamente! Mesmo que o seu conteúdo seja excelente, terá que ter atenção em como trata das imagens, para garantir que a primeira impressão é boa!

PIXABAY - A Pixabay foi criada com o propósito expresso de tornar mais fácil para as pessoas encontrarem imagens de alta qualidade que possam usar com segurança em blogs, artigos ou qualquer outro conteúdo, sem medo de violação de direitos autorais e multas associadas. Além disso, a Pixabay cria uma atmosfera amigável onde fotógrafos, profissionais e amadores, podem compartilhar seu trabalho com o resto do mundo

CRESTOCK - Este serviço de fotografia tem imagens de qualidade. Com uma biblioteca de milhares de fotografias, será praticamente impossível não encontrar a imagem que procura!

PICMONKEY - Uma das ferramentas online mais utilizadas no mundo! Este editor de fotos gratuito (que tem também uma versão paga), é muito fácil de usar e vai ajudá-lo com alguns cliques, a aumentar a qualidade das suas imagens.
Vídeos
O panorama dos vídeos é algo que está a crescer imenso na blogosfera. Fazer vídeos para o seu blog é uma coisa que poderá vir a considerar. Ter em atenção ao peso do vídeo e à sua edição antes de fazer o upload em plataformas com o YouTube é de uma extrema importância.

Camtasia Studio 8 - Este é o software que tenho vindo a utilizar para criar os meus vídeos e é aquele que eu recomendo, porque ele é simplesmente o melhor! Não pense que precisa de ser um profissional para poder usar este programa! Sem qualquer conhecimento técnico, é possível criar pequenas maravilhas com este software, de forma simples e bastante rápida!
Conclusão

Há muitos recursos e ferramentas que pode utilizar no seu blog e terá tempo para os descobrir. No entanto, se não quiser perder tempo e quiser lançar um blog que respeita todas as regras de conteúdo, SEO e de qualidade, basta que use as ferramentas e recursos acima listados. Garanto-lhe que o seu blog será bem-sucedido!

Não hesite em contactar-me para qualquer questão ou dúvida que tenha.
Se acha que esta página pode ser útil para mais pessoas, não hesite em partilhá-la!

E lembre-se…não há forma de falhar completamente a menos que se saia completamente! Boas publicações.