Qual o comprimento ideal do seu post?

By Sara Isabel | Dicas Online

Set 18
Qual o comprimento ideal do seu post

Chegou o momento de começar a escrever conteúdo para os seus leitores. Tem um tópico em mente, sabe muito bem quem faz parte do seu público e o que é que ele espera do seu blog e do seu conteúdo. Muitos consideram que isso é suficiente para escrever um bom post. Tem a mesma opinião?

Infelizmente não é.

Aviso: Este artigo contém links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais caro.

Não é assim tão simples chegar ao post perfeito. Mais do que um bom tópico, boas palavras-chave e uma resposta clara a um problema do seu público, a verdade é que terá também de se preocupar com o comprimento do seu conteúdo.

Este é um dos temas que provoca grandes debates na blogosfera, mas cada vez mais tem-se chegado a um consenso.

Com base em todas as informações, afinal, qual será o comprimento ideal para um bom post? Os melhores conteúdos serão os mais longos ou os mais curtos? Existe alguma forma de saber, ao certo, o que o Google quer para um determinado conteúdo?

Nós temos a resposta para si.

Conquiste desde o início o seu leitor

Antes do leitor se preocupar com o comprimento do seu conteúdo, ele irá “escanear” o post. Isto é: irá dar uma vista de olhos geral. Essa vista de olhos irá recair, sobretudo, no título, nas primeiras linhas e nas imagens.

Portanto, sendo assim, a sua primeira preocupação deve ser conquistar o leitor desde o início. Ou seja, faça com que o mesmo leia as primeiras frases do seu conteúdo. Caso essas primeiras linhas despertem o interesse do leitor, ele vai ficar para o resto do conteúdo.

O comprimento tem muito a ver com o que procura com esse post

Quando produzimos uma peça de conteúdo – seja essa um post, outro material escrito ou, mesmo, visual –, temos expetativas e metas que queremos alcançar com a publicação do mesmo.

Por exemplo, uns querem aumentar o reconhecimento da marca – ou seja, aumentar o tráfego proveniente dos motores de busca, aumentar os likes e seguidores nas redes sociais, aumentar os subscritores na newsletter, entre outros –, outros querem fidelizar e educar o público – através do aumento da comunicação com o leitor, das partilhas nas redes sociais e, até mesmo, do aumento dos próprios leitores – e outros terão objetivos diferentes. O importante é que todas essas expetativas devem ser levadas em conta aquando da produção do conteúdo.

Um post educativo, por exemplo, tem como objetivo educar e trazer conhecimento ao seu leitor. Sendo assim, regra geral, será mais longo, pois o seu leitor procura ler e aprender sobre determinado tópico.

No entanto, se o seu objetivo passa por aumentar as partilhas nas redes sociais e o tráfego imediato e atual, é preferível que o seu post seja mais curto. O seu conteúdo será ligado a algo mais efémero e imediato; algo que deve proporcionar uma leitura rápida e imediata do leitor.

Já percebeu que no fundo não existe um comprimento ideal: tudo depende do seu objetivo, expetativa e público!

No entanto, o SEO tem algo a dizer…

As regras impostas pelos robôs dos motores de busca, também têm algo a dizer sobre o comprimento do seu conteúdo.

Mesmo que o conteúdo rico e útil seja o fator essencial e no qual se deve concentrar quando escreve um post, a verdade é que os motores de busca não gostam muito de conteúdos com menos de 300 palavras. Mesmo que possam ser recenseados pelos motores de busca, os posts de 300 palavras tendem, aos olhos do Google e companhia, ser pouco precisos e demasiado superficiais.

Evite, portanto, escrever conteúdos com menos de 300 palavras. Se quer otimizar ao máximo o seu conteúdo, prefira conteúdo mais longo.

Existe um truque para encontrar o tamanho perfeito para um determinado conteúdo aos olhos do Google: pode escrever o tema no campo de pesquisa e aceder ao primeiro, segundo e terceiro resultado. Qual o número de palavras nesses resultados? Se for 700 palavras, no mínimo, crie esse número de palavras para o seu conteúdo.

Escreva o que quiser para além de 300 palavras!

Não é bem assim! Novamente, a sua concentração deve ser sobretudo ligada à qualidade e pertinência do seu conteúdo. O comprimento do post deve respeitar o seu tópico e o seu leitor, evitando oferecer conteúdo irrelevante e descartável.

Qual o comprimento ideal do seu post

Não existindo um tamanho ideal para o conteúdo, a verdade é que cada vez mais se fazem estudos que, perante um post de mais de 2000 palavras, o leitor tende a desmotivar-se para a leitura. Claro que a desmotivação leva ao abandono do artigo e, provavelmente, à não continuação de permanência no website.

Conteúdo pequeno, normal ou educativo/longo

Tente escrever os seus conteúdos num software que permita a contagem de palavras. O Word (Microsoft) ou o Pages (Mac) são dois softwares básicos que permitem acompanhar a evolução do número de palavras.

Quando escreve um post, pense sobretudo no seu conteúdo. Quando acabar de escrever o seu post, sabendo que escreveu o melhor que pôde e desenvolveu o seu tópico de forma útil e pertinente, irá perceber que:

  • É difícil desenvolver um tópico num conteúdo de menos de 500 palavras, se pretende educar e transmitir conhecimento ao seu leitor;
  • Um conteúdo equilibrado será um post bem construído que oscilará entre 500 e 1500 palavras;
  • Um conteúdo demasiado longo – que será preferível dividir em várias partes para não desmotivar o seu leitor – será um post que terá mais de 1500 palavras;

Portanto, um conteúdo de 500 a 1500 palavras é a melhor opção para agradar o Google e os leitores do seu projeto. Escreva conteúdos entre este número de palavras e teste com os leitores; a longo prazo terá o tamanho perfeito para os conteúdos do seu blog!

Outros conselhos para ter um conteúdo impossível de ignorar

O tamanho de um conteúdo é importante e manter o número de palavras dentro dos limites aconselhados irá oferecer excelentes resultados ao seu projeto. No entanto, só este número de palavras, não é suficiente.

Comece por criar um título impossível de ignorar e que chame a atenção do seu leitor. A nossa dica é escolher uma média de 20 títulos para o seu conteúdo e, só depois, decidir qual o melhor para si.

Além do título, deve quebrar o texto através do uso de imagens. Use imagens cativantes e que transmitam a mensagem de forma clara. Estas imagens também podem ser usadas para partilha nas redes sociais.

Inserir links e botões de partilha no conteúdo também pode fazer toda a diferença. Esta inserção irá permitir um aumento do número de leitores por conteúdo e, consequentemente, um aumento do score de popularidade.

Conclusão

O conteúdo é uma peça fundamental num website e sem conteúdo, nenhuma ligação é criada com o leitor. Mas mesmo o conteúdo, para que seja criada uma boa ligação, deve ter os seus limites mínimos e máximos.

Sendo assim, ofereça conteúdo útil, de qualidade e que faça toda a diferença na vida do seu leitor. Esse conteúdo, para ter um tamanho ideal, deverá situar-se entre as 500 e as 1200/1500 palavras.

Ter em atenção este número de palavras – e outras dicas básicas para a criação de um conteúdo impossível de ser ignorado – irá promover a motivação que o seu leitor necessita para continuar a ler o seu post desde o início.

About the Author

Ilustração e copywriting. Fundadora do Projetos Digitais. Trabalho online desde 2014 e, desde então, já vivi em três cidades portuguesas diferentes.

Leave a Comment:

Leave a Comment: