Projetar a versão mobile friendly do seu blog

By Sara Isabel | Criar blogs WordPress

Ago 18
Projetar a versão mobile friendly do seu blog

Planeia atualizar o seu blog para mobile friendly? Não? Então deixe que lhe digamos que o número de acessos, nos dias de hoje, através de dispositivos móveis, é cada vez maior. Inclusivamente, o número é superior ao número de acessos por desktop.

Sendo o número de acessos por dispositivos móveis superior, devemos possibilitar que o público leia e visite o seu blog de forma confortável e sem problemas, nesses dispositivos.

A realidade é que não sabemos se o próximo visitante vai aceder ao blog com um dispositivo móvel ou fixo, portanto devemos preparar-nos. Ter esse cuidado é indispensável.

Mas este não necessita ser um processo complicado ou na qual deve investir centenas de euros. Se não acredita, continue a leitura, vamos mostrar-lhe como criar um blog que permita tanto o uso fixo como móvel, sem problemas, erros ou conflitos.

Aviso: alguns artigos podem conter links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais cara.

O que é um blog mobile friendly?

Antes de tudo, queremos que conheça a expressão “mobile friendly”. O que é um blog mobile friendly, afinal? É um blog que é acessível via desktop (computadores fixos ou portáteis) ou via mobile (smartphones e tablets), sem existirem conflitos, seja a nível de design, de conteúdo ou de plugins.

A navegação num dispositivo móvel é muito diferente da navegação num computador: os ecrãs são mais pequenos e é necessário apresentar sites ou blogs mais leves, porque os dispositivos móveis não têm a mesma velocidade e memória RAM dos computadores.

Mesmo com estas diferenças, é possível adaptar o nosso blog à navegação móvel muito facilmente. Hoje em dia ter um blog mobile friendly deve ser uma das prioridades número um, para garantir o conforto e adaptabilidade do visitante, porque não sabemos o que é que ele está a usar para visitar o nosso blog.

3 dicas para garantir uma experiência de usuário incrível

1. Testar o seu blog mobile friendly

Para adaptar o seu blog para uma versão mobile-friedly, deve, antes de mais, testar o seu blog em dispositivos móveis. Caso não tenha qualquer dispositivo para um teste imediato, pode testar a adaptabilidade em sites como o Screenfly ou o Responsinator.

É importante ter em atenção a compatibilidade com os diferentes tipos de modelo móvel, tablet e smartphone, visto que os tamanhos e tipos de ecrãs diferem de dispositivo para dispositivo.

Já nos aconteceu um website estar excelente no nosso smartphone e, quando passamos para outro dispositivo, o website deixou de estar compatível. Portanto garanta que tem o que necessita para que todos os leitores tenham uma excelente experiência.

2. Nunca esquecer o Google durante esta busca pelo mobile friendly

Desde abril de 2015 que a adaptabilidade móvel dos sites é um critério de referenciamento pelo Google. É importante, portanto, testar o seu blog via as ferramentas oficiais do Google para não comprometer a sua presença nos resultados do maior motor de busca do mercado.

Para isso, o Google facilita-nos a tarefa graças ao site Mobile Friendly oficial. Neste site é possível perceber se o seu blog é ou não é atualmente cem por cento adaptado à navegação móvel e se não for, a Google apresenta-nos os erros e problemas a corrigir para permitir que o seu blog seja acedido sem problemas ou impedimentos em qualquer dispositivo.

Não comprometa a reputação e divulgação do seu site por causa de não estar certificado mobile friendly!

3. Use fontes mobile friendly para o seu conteúdo

As fontes – letra usada – disponíveis de forma grátis pelo Google são aquelas que deve privilegiar na escrita do seu conteúdo e na apresentação de quaisquer tipos de texto do seu blog. Estas fontes são compatíveis obrigatoriamente com todos os browsers presentes em dispositivos móveis, não deixando assim lugar para conflitos ou erros de leitura.

Alguns websites que não se encontram dentro dos padrões de adaptabilidade costumam usar fontes mais complexas e, no dispositivo móvel, a fonte está muito longe do estilo encontrado ao longo do próprio blog. Isto porque, muitas vezes, a fonte é substituída por outra mais básica.

Ter as fontes em atenção irá manter a consistência do seu blog.

Projetar a versão mobile friendly do seu blog

3 formas de tornar o seu blog mobile friendly agora

Finalmente vamos passar à parte importante: tornar o blog compatível com dispositivos móveis. Para o fazer necessita de um blog que, em dispositivos móveis, fique aquém do que seria de esperar.

Teste as formas mencionadas acima para verificar a adaptabilidade do seu blog a dispositivos móveis. Pode, ainda, usar o seu próprio smartphone ou tablet para um teste rápido e imediato. Após esse teste, deve testar em outros dispositivos ou com as ferramentas acima.

1.Use Plugins em plataformas populares CMS

O WordPress, só por si, já é excelente em questões de adaptação, mas melhora com a possibilidade de instalar plugins próprios. Caso o seu blog tenha sido criado com o apoio do WordPress, instale um dos seguintes plugins.

JetPack: O JetPack para além de ser um plugin que permite mudanças extraordinárias no seu blog a nível de organização, performance ou divulgação, também tem uma opção que torna o seu tema automaticamente mobile-friendly. Para isso, basta instalar o plugin e ativar a opção “Mobile Theme” nas opções do plugin.

WordPress Mobile Pack: Este plugin permite fazer que o seu blog tenha um design e performance próxima a de uma aplicação móvel. É gratuito, muito fácil de usar e serve o propósito deste artigo.

WP Mobile Edition: O Mobile Edition converte o seu tema atual num tema móvel, sem grandes alterações de base. Para além de ficar com o mesmo visual que tem no seu blog via desktop, fica também com um blog bastante mais leve se acedido de forma móvel, fazendo a leitura e navegação mais confortável para o leitor.

2. Use um tema mobile friendly

Ao invés de instalar um plugin próprio para tornar o seu blog mobile friendly, pode apostar num tema que já ofereça essa versão. A maioria dos temas pagos de qualidade já são mobile friendly: tenha em atenção esse facto quando for comprar um novo tema, certificando-se dessa adaptabilidade.

Se procurar um tema gratuito que seja mobile friendly de base, essa pesquisa pode ser feita de forma bastante fácil no menu de procura do WordPress, selecionando o filtro de pesquisa referente a “Responsive Layout”.

3. Use um Design Responsive

Esta opção já carece de algum conhecimento técnico, porque envolve colocar alguns códigos suplementares nos ficheiros .css e .php do blog. É possível adaptar o design do seu blog ao mobile de forma relativamente rápida, graças a pequenos códigos que os developers chamam de media queries.

Caso pretenda investir nesta forma de transformação do seu blog em mobile friendly, não hesite em contactar-nos. Iremos ajudá-lo da melhor forma possível.

Conclusão

Mais de metade das entradas web são feitas através de dispositivos móveis. Ter um blog que responda a esse tipo de navegação sem problemas, lentidões ou conflitos é muito importante! É indispensável garantir o conforto do nosso visitante e apresentar um site com um design leve e bem-apresentado em ecrãs móveis.

Além das questões de adaptabilidade nos dispositivos móveis, deve também ter em atenção o seu próprio conteúdo. Crie um conteúdo simples, leve, de fácil navegação e que se encontre bem estruturado. Dessa forma o seu leitor terá uma leitura rápida do seu conteúdo.

E o seu blog, é mobile-friendly? Conte-nos nos comentários. Se ficaram dúvidas, entre em contacto connosco e nós iremos esclarecer as mesmas.

About the Author

Ilustração e copywriting. Fundadora do Projetos Digitais. Trabalho online desde 2014 e, desde então, já vivi em três cidades portuguesas diferentes.

Leave a Comment:

Leave a Comment: