Planear a base sólida do seu blog

By Sara Isabel | Criar blogs WordPress

Mai 18
Planear a base sólida do seu blog

Um blog com uma base e estrutura sólida é um blog moldado para o sucesso. Não comece um blog sem pensar na sua estrutura, base e alicerces, pois só assim poderá construir um blog de sucesso.

Aliás, todos os negócios necessitam de um planeamento prévio, estrutura e estratégia, digitais ou não, e o seu blog deve ser visto como um negócio! Colocando esses três elementos no seu blog, irá rapidamente perceber que é mais fácil e rápido conseguir ter sucesso na blogosfera.

A colocação na prática é o verdadeiro desafio, mas não desespere. Neste post poderá encontrar algumas dicas preciosas para que a estrutura do seu blog seja sólida e forte… e facilmente aplicável!

Aviso: alguns artigos podem conter links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais cara.

Dicas para planear a base sólida do seu blog

Partilhe o amor por um hobby, paixão, talento, profissão ou formação académica

Falar de algo que lhe diz muito e com a qual está intimamente ligado, é não só falar de algo sobre o qual tem muito conhecimento mas também sobre o qual não terá problemas em manter-se ligado durante toda a duração do blog; sim, porque manter-se atualizado é imprescindível para ser bem-sucedido.

É necessário escolher um tema base para o seu blog e isso é o que criará a base do conteúdo, mantendo o seu leitor fiel porque saberá o que encontrar.

Pare para pensar em todos os assuntos pelos quais se interessa e nos quais acha que pode oferecer conteúdo útil e rico aos seus leitores.

Hobbies como jardinagem ou astrologia, talentos como canto ou pintura ou competências ligadas à sua profissão ou formação académica, são assuntos com potencial de serem o tópico central do seu blog.

Faça este exercício prático: crie uma lista com as suas maiores paixões e interesses. Irá perceber rapidamente que a sua maior paixão pode ser o nicho de mercado perfeito para o seu blog!

Começar um blog: consistência é a chave, persistência o caminho

Muitos criadores de conteúdo falham nestes pontos e essas são as razões da elevada quantidade de blogs abandonados na blogosfera.

Escreva com regularidade. Publicar e comunicar com o seu leitor de forma consistente faz com que ele não se esqueça de você e que não ache que o abandonou. Por vezes é difícil publicar e comunicar com regularidade, mas não desista: persistência é o caminho para o sucesso!

Ao publicar com regularidade, passa a mensagem de empenho ao seu leitor. Esse empenho irá torná-lo uma referência válida no tema que trabalha.

Criar listas de títulos de posts e organizá-los por dias da semana é uma excelente técnica para fazer com que o seu blog ofereça conteúdo de forma regular e constante. Utilize documentos word ou a sua agenda diária para planear o conteúdo do seu blog, assim nunca se esquecerá de escrever um post!

Esses conteúdos devem ser criados com alguma antecedência e agendados. Desta forma, mesmo com imprevistos, o seu profissionalismo e consistência são mantidos. O ideal será ter conteúdo agendado para um mês.

Escolher o tópico certo

Nunca é demais relembrar a importância de escolher um só tema ou tópico para o seu blog. O seu leitor precisa de encontrar referências constantes no seu conteúdo. Não deixe o leitor perdido: publique de forma regular sobre um só tema!

Ao publicar sobre diferentes temas, faz com que não fidelize um tipo de leitor. Cada negócio deve ter um público-alvo, e um blog não é diferente. Estipule, desde o início, o tema ou tópico que planeia desenvolver e isso será, a médio/longo prazo, um elemento de valor para ter uma base sólida no seu blog.

Escolher um tema central pode parecer redutor e bastante limitador, mas antes de escolher um tema final para o seu blog, pense desde logo em temas e posts potenciais a escrever. Rapidamente chegará à conclusão que falar sobre jardinagem pode dar aso a centenas de posts diferentes… sem nunca se desviar do seu tema e nicho central!

Esta escolha também irá melhorar o marketing digital do seu blog porque encontrará locais para publicação de guest posts com muito mais facilidade. Novamente, se o seu foco for jardinagem, conseguirá publicar conteúdo num blog que, por exemplo, educa o leitor a fazer atividades para diminuir a ansiedade ou que venda produtos na área.

Veja este ponto como orientador e não limitador.
Planear a base sólida do seu blog

Simplicidade… mas não demasiada!

Com o excesso de informação, é necessário conquistar o leitor com um conteúdo e visual simples, que não o distraia do que é importante no seu blog: o conteúdo. Crie um visual simples, mas não abuse da simplicidade. Não deixe de criar algo inovador, criativo e diferente, pois se o seu blog for só mais um, o seu leitor não se irá lembrar de si como um diferencial no mercado.

Não hesite em oferecer conteúdo acompanhado de imagens originais e diferentes, colocar detalhes inovadores como frases ou citações e também apresentar referências que lhe são pessoais: nada é mais original do que nós mesmos!

Outras ideias simples mas que o podem diferenciar são a publicação de desafios periódicos ou de crónicas que mostrem a sua experiência pessoal ou a experiência de um leitor do seu blog.

"Os planos não são nada. Planeamento é tudo. "- Dwight D. Eisenhower

Acreditamos que a citação de Dwight, antigo presidente dos Estados Unidos, se adequa a este caso em específico; afinal, ter um objetivo sem ter um plano é ter apenas um desejo.

Não deixe os seus planos morrerem pelo caminho porque não sabe como alcançá-los! Um blog é como qualquer projeto que tenha na vida: precisa de o estruturar, de o planear, de organizar o conteúdo a publicar e de pensar nos seus leitores.

Se para muitos é complicado estruturar uma ideia, pense que sem essa estruturação e planeamento, qualquer negócio, seja um blog ou outro, está destinado ao falhanço.

Para começar a planear o futuro do seu blog:

  • Estipule, desde o início, o tema e tópico base do seu blog;
  • Crie conteúdo regular e constante;
  • Crie um blog simples… mas não demasiado simples!;
  • Comece a comunicar com o seu leitor e divirta-se!;

Não deixe os seus planos morrerem pelo caminho porque não sabe como alcançá-los!

Click to Tweet

Coloque prazos para a concretização dos planos

O planeamento é importante, mas igualmente importante é a concretização dos planos. Afinal é esta concretização que levará à possibilidade de sucesso de um blog.

Crie metas temporais para a implementação dos seus planos. Se quer criar newsletters para o seu blog, quanto tempo demoraria a fazê-lo? Uma semana? Duas semanas? Escolha uma meta realista e aponte-a.

Siga para a criação de conteúdo escrito, de conteúdo visual, contacto de possíveis parcerias ou para guest posts ou preparação para publicação nas redes sociais.

Se preferir pode ainda colocar um limite diário para alcançar a meta. Imagine que quer preparar quatro newsletters para enviar ao longo do mês: pode criar uma a cada dois dias, dependendo da sua disponibilidade. Ao final de, aproximadamente, uma semana, terá as newsletters para todo o mês.

Manter este compromisso é a chave.

Conclusão

Construir um blog com uma base sólida pode parecer, no início, uma missão complicada, mas com estas dicas é possível ter sucesso!

Deixe a sua opinião sobre que dicas ou ingredientes acha essenciais para criar uma base sólida num blog ou negócio digital e não hesite em discutir sobre novas ideias inovadoras que podem contribuir para o sucesso da blogosfera!

About the Author

Freelancer em Marketing de Conteúdo. Consultora de Marketing de Conteúdo. Copywriter. Fundadora do Projetos Digitais. Vivo do trabalho online desde 2014 e, desde então, já vivi em três cidades portuguesas diferentes.

Leave a Comment:

Leave a Comment: