Como escolher a melhor hospedagem WordPress?

By Ana Páscoa | Criar blogs WordPress

Set 26
melhor hospedagem wordpress

Escolher a  melhor hospedagem WordPress é uma das decisões mais importantes que irá tomar ao criar o seu novo blog. Muitas vezes isto é esquecido.

Os projetos digitais, de modo a crescerem de forma saudável, devem possuir um domínio e hospedagem pagos. A escolha do domínio é um dos passos mais importantes, mas a hospedagem também tem a sua importância, pois é esta que lhe dará o sustento necessário ao crescimento.

No entanto, com a quantidade de ofertas que existem no mercado, torna-se difícil escolher a melhor hospedagem WordPress para o seu blog. De modo a facilitar a sua escolha, indicamos algumas das empresas com as quais tivemos o prazer de colaborar, assim como a nossa opinião sobre as mesmas.

Encontre, ainda, informações sobre o que são os provedores de hospedagem, quais os requisitos necessários para instalar o WordPress nesses provedores, quais os tipos de hospedagem existentes no mercado e quais os fatores a ter em conta quando escolher a hospedagem para o seu blog. No final, terá tudo o que necessita para tomar uma escolha acertada!

O que é um provedor de hospedagem?

Antes de iniciar a escolha pelo melhor provedor de hospedagem WordPress, deve saber, ao certo, o que são provedores de hospedagem. Imagine que está a navegar na internet, digita um endereço na barra de busca e entra no site pretendido. Para aceder ao website, o mesmo deve ter um provedor de hospedagem, pois esse é o responsável pelo site estar online.

O provedor de hospedagem irá guardar todas as definições e conteúdos que permitem o seu website estar online. Como tal, este provedor deve ser seguro e evitar possíveis ameaças externas, pois só dessa forma conseguirá manter a credibilidade dentro do mundo online.

Nos dias atuais, a maioria dos provedores de hospedagem possuem as condições necessárias para instalar o WordPress e trabalhar com o mesmo, sendo esta uma escolha de muitos.

Quais requisitos hospedagem para WordPress?

Quais os requisitos de hospedagem para WordPress?

Para que seja possível usar o WordPress no seu provedor de hospedagem, existem alguns pré-requisitos necessários. Ao escolher a empresa com que irá trabalhar, certifique-se que terá acesso a estes requisitos básicos:

 Servidor baseado em UNIX/Linux

 PHP versão 5.2.4 ou superior

 Apache ou Nginx

 Módulo mod_rewrite do Apache ativo

Atualmente, o WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais populares e, portanto, a maioria dos provedores de hospedagem possuem compatibilidade com o mesmo.

Como escolher a melhor hospedagem WordPress

Agora que sabe, ao certo, o que é a hospedagem e quais os requisitos necessários para instalar o WordPress na mesma, podemos passar aos fatores que permitem fazer uma boa escolha de servidor. Antes de mais, é importante escolher entre os diferentes tipos de hospedagem: a hospedagem compartilhada, a virtual de servidor privado e a dedicada.

  Hospedagem Compartilhada: esta hospedagem é compartilhada entre diversos clientes ao mesmo tempo. Esta é uma das mais utilizadas, pois tem uma relação custo-benefício boa, quando comparada a outras. Um dos benefícios principais é a simplicidade de uso. Normalmente estas já vêm com a pré-instalação do WordPress.

  Hospedagem Virtual de Servidor Privado: conhecido como VPS, esta é a hospedagem ideal para quem tem uma grande quantidade de sites ou para quem obteve um crescimento do seu blog e necessita de uma customização total. Este sistema é mais complexo a nível operacional.

  Hospedagem Dedicada: esta é ideal para empresas grandes, pois oferece controlo total. Requer um conhecimento mais aprofundado do que a hospedagem compartilhada.

Todas as hospedagens são adequadas para si, no entanto, a mais adequada para o seu blog e, acima de tudo, para quem tem poucos ou nenhuns conhecimentos em criação de sites é a hospedagem compartilhada. Esta hospedagem compartilhada é a mais comum e a que lhe oferece todas as facilidades de uso.

Fatores importantes ao escolher a melhor hospedagem WordPress

Sabendo qual a hospedagem escolhida e quais os requisitos mínimos para a instalação do WordPress, resta saber quais os fatores a ter em conta. No Kit Criar Blogs, temos alguns fatores importantes durante a escolha do serviço de hospedagem. Entre eles destacam-se:

  1. Preços: atualmente os preços são muitos variáveis, pois a concorrência no mercado é grande.
  2. Especificações técnicas: as especificações técnicas são essenciais, principalmente para saber se o servidor de hospedagem suporta o wordpress.
  3. Velocidade e desempenho: muitas vezes a hospedagem escolhida possui um desempenho lento para as condições do seu blog; estude, ao certo, qual será o resultado no seu projeto.
  4. Suporte Técnico/atendimento ao cliente: seja qual for a hospedagem escolhida, existe a possibilidade de ocorrerem imprevistos. Como tal, torna-se essencial um suporte técnico que esteja presente e que resolva os problemas o mais rapidamente possível. Ninguém quer o blog offline.
  5. Avaliações de clientes/reputação da empresa: antes de escolher a hospedagem WordPress, estude as avaliações dos clientes da empresa. Ninguém conhece melhor os serviços da empresa do que os próprios clientes.
  6. Backups do site: a possibilidade de backup do site é essencial para que não perca qualquer informação do seu blog.
  7. Localização: a localização geográfica pode ser útil, pois irá permitir uma comunicação facilitada.
  8. Segurança: a segurança do seu blog é o ponto mais importante. É essencial que o serviço de hospedagem lhe ofereça a segurança necessária para manter o blog online e sem complicações.

Todos os fatores acima podem fazer uma grande diferença na sua experiência com o serviço de hospedagem. No Kit Criar Blogs experimentámos diversos serviços e recomendamos os melhores abaixo.

 melhores hospedagens WordPress

Opinião do Kit Criar Blogs: melhores hospedagens WordPress

Ao longo do tempo de crescimento do Kit Criar Blogs, experimentámos diversos serviços de hospedagem e, neste artigo, vamos comentar a melhor hospedagem WordPress de acordo com diversos fatores.

Melhor hospedagem WordPress em Portugal

WebHS

Recomendamos a WebHS como serviço de hospedagem, pois este possui um excelente suporte ao cliente, em português, e preços acessíveis. A relação custo-benefício é bastante satisfatória e a atenção para com os clientes faz toda a diferença.

PTServidor

Este serviço de hospedagem é um dos recomendados pelo WordPress. Possui um excelente suporte ao cliente, em português, e os requisitos necessários para uma experiência de sucesso.

Webtuga 

Com um excelente suporte ao cliente, certamente, nunca lhe faltará apoio para o seu projeto digital. A nível técnico, possui tudo o que necessita para o crescimento bem-sucedido do seu blog.

Melhor hospedagem WordPress no Brasil

Hostgator 

A Hostgator é um dos serviços de hospedagem mais conhecidos na região. Este possui críticas positivas e oferece os requisitos necessários para a instalação do WordPress.

KingHost 

Outro serviço conhecido na região e que possui críticas positivas. Esta é uma das melhores opções em questões de apoio para o seu blog.

HostDime

O HostDime é uma opção excelente para o seu projeto digital e uma forma de manter o suporte técnico para qualquer eventualidade futura. Esta é uma das melhores escolhas se pensar na relação custo-benefício.

Melhor hospedagem WordPress internacional

SiteGround

O SiteGround é um dos mais conhecidos a nível global e que possui um suporte cinco estrelas, no entanto, apenas em inglês. Este oferece os requisitos necessários à instalação do WordPress, mas também para manter a experiência do usuário satisfatória.

Bluehost 

Bluehost é outra possibilidade no ramo que oferece diversas vantagens. O suporte técnico é em inglês, o que pode ser uma desvantagem para muitos, mas os serviços oferecidos são de qualidade e irão ajudar no crescimento do seu blog.

InMotion 

A InMotion é uma empresa de serviços de hospedagem muito conhecida por ser recomendada pelo WordPress.org. Esta possui serviços satisfatórios e o suporte necessário para que o seu blog esteja sempre online. No entanto, os preços são um pouco mais elevados. O suporte é realizado, apenas, em inglês.

DreamHost

A DreamHost possui um suporte técnico e um atendimento ao cliente de qualidade, sempre em inglês. Pode esperar, ainda, serviços que irão potenciar o crescimento do seu blog, algo que, certamente, é o seu objetivo final.

Escolher a melhor hospedagem WordPress pode ser um momento de dificuldade, pois a decisão errada pode limitar o crescimento do seu blog. No entanto, na lista que se encontra acima, tem apenas os melhores serviços de hospedagem. Estude as características que mencionámos no ponto anterior e faça a comparação do que será mais vantajoso para o seu caso em particular.

Existem, ainda, ferramentas que lhe permitem avaliar o estado da hospedagem do seu blog. Nomeadamente:

Conclusão

Resumindo, a hospedagem para o seu blog é essencial, pois é esta que irá dar “o lar” que o seu projeto necessita para se manter online. É nesta que toda a informação ficará guardada e, consequentemente, será mostrada ao seu leitor.

Portanto, escolher a melhor hospedagem WordPress é uma tarefa complicada, mas totalmente necessária e que deve ser realizada com tempo. Usar os fatores descritos acima para escolher a sua hospedagem é essencial e, caso necessário, faça questões ao suporte técnico sobre a mesma.

Lembre-se que todo o tempo perdido na escolha do serviço irá compensar no futuro, quando o seu projeto digital começar a crescer: essa é a maior dica que o Kit Criar Blogs lhe pode dar!

Gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhar!

About the Author

Sou Ana Páscoa a mulher atrás do projeto KitCriarBlogs.com uma plataforma totalmente inovadora que promete revolucionar a aprendizagem do WordPress. Vivendo em harmonia com a natureza e a tecnologia.

Leave a Comment:

Leave a Comment: