Manual do Blogger: 10 dicas para um Blog de Sucesso

By Ana Páscoa | Dicas Online

Set 26
Manual do Blogger

Manual do Blogger, o número de profissionais na área do blogging tem crescido nos últimos anos, no entanto, poucos são os que chegam a ter rendimentos suficientes para pagar as despesas do próprio projeto e, ainda, para viverem do mesmo.

Ser criador de conteúdo é algo que dá trabalho e requer diversos conhecimentos, assim como um planeamento completo e adequado às necessidades do blog. Não basta escrever algo e carregar no botão de publicação, pois isso não levará ao sucesso do seu projeto.

“Para se ter sucesso é necessário amar de verdade o que se faz.” – Steve Jobs

Além de um planeamento completo do conteúdo, também será necessária uma estratégia de divulgação e atração do seu público-alvo. Ser encontrado é essencial e essa é outra das tarefas dos profissionais desta área de atuação.

Sabemos que parece muita coisa e, sinceramente, podemos dizer que o é e que é normal sentir-se perdido no meio deste novo mundo. Como tal, no Kit Criar Blogs criámos o Manual do Blogger com algumas dicas para um blog de sucesso.

Coloque em prática as dicas do nosso Manual do Blogguer desta primeira parte e veja os resultados no seu projeto digital.

Manual do Blogger: 10 dicas para um Blog de Sucesso

Aproveite as dicas para um blog de sucesso que se encontram abaixo e coloque-as em prática no seu projeto digital, seja esse um novo projeto ou um projeto já iniciado anteriormente.

No final, conte-nos quais os resultados obtidos, que estratégias foram implementadas e que novas estratégias devem ser adicionadas a este manual do blogger.

Encontre a sua motivação

Créditos icons:ICONFINDER

1. Encontre a sua motivação

A primeira dica para ter um blog de sucesso é saber qual a sua motivação, pois os momentos de desespero vão surgir. Porque está a começar o seu blog? Para ter liberdade geográfica? Para criar os seus próprios horários?

 Pelo prazer de ser um criador de conteúdo? Qual o seu objetivo? Qual a sua motivação para iniciar e manter o seu blog?

Se possível, escreva essa mesma motivação e deixe-a visível no seu local de trabalho. Sempre que lhe faltar motivação, sabe como a restabelecer sem qualquer preocupação. Esta é uma excelente dica para bloggers e empreendedores de todo o mundo.

2.Prepare uma lista de conteúdos a serem abordados

Antes de iniciar a publicação de conteúdo, certifique-se que cria uma lista de conteúdos a serem abordados no blog. Essa lista inicial irá guiá-lo ao longo das publicações e irá permitir ter algumas ideias extras de temas a abordar.

Por exemplo, no Kit Criar Blogs temos alguns artigos relacionados ao WordPress e à melhor forma de começar um blog.

Enquanto desenvolvemos os artigos para esses temas, outras ideias de artigos vão surgindo. Essas novas ideias devem ser adicionadas à lista anterior.

3.Estude a sua concorrência

Estudar a concorrência é essencial! A informação sobre o que os seus concorrentes estão a fazer e quais os recursos que estão a usar irá guiá-lo em direção ao sucesso. Esta é uma das dicas mais importantes para ter um blog de sucesso.

Veja quais os menus usados para navegação, qual o tipo de imagens, como são as publicações nas redes sociais e qual a linguagem usada. Faça-o para todos os seus concorrentes e aponte as informações.

 No final faça uma comparação entre esses blogs e o seu e torne-o numa versão melhorada.

Use a voz com que se identifica

Créditos icons:ICONFINDER

4. Use a voz com que se identifica

Encontrar a voz a usar no seu blog é um processo que tomará algum tempo mas que irá oferecer diversos aspetos positivos no futuro. Encontre a forma como se quer expressar no seu blog, o tom a ser usado e a forma como se vai dirigir aos seus leitores.

Se tiver dúvidas, comece a escrever uma publicação e deixe-se libertar. O importante, nesse momento, não é ter um artigo bom, mas sim um artigo que o identifique.

Faça este exercício e conheça a sua voz. Isto irá permitir-lhe conectar, com mais facilidade, com os seus seguidores.

5. Fale o idioma da sua audiência

Conhecer a audiência é um ponto crucial para o sucesso do seu blog e, claro, isso implica saber qual o idioma falado pelo público e quais os conhecimentos do mesmo em outras línguas.

Por exemplo, não faz sentido mencionar diversas expressões inglesas se tem um público leigo no idioma.

Ser blogger permite ter alguma liberdade criativa, mas lembre-se que está a escrever para o leitor e não para si próprio. Adequa a sua linguagem!

6. Mantenha o seu blog simples

Sabemos que, hoje em dia, é possível encontrar uma variedade de temas para o seu blog, todos eles com diversos campos personalizáveis e que lhe permitem ter um blog profissional e que mostre a sua personalidade.

No entanto são muitos os temas que são pouco amigáveis para os motores de busca ou que, simplesmente, não têm um modo de navegação simples.

De modo a evitar o abandono por parte dos leitores, mantenha o seu blog simples. Acrescente um menu que permita encontrar todos os artigos, use um layout simples e que não distraia o leitor do foco principal e consiga aumentar o tempo de permanência do seu público-alvo.

7. Crie conteúdo visual apelativo

Logótipo, ícone para a página web, templates de postagens para as redes sociais e tudo o que possa ser necessário a nível visual.

 É importante trabalhar na sua estratégia visual pois, se o fizer desde o primeiro dia, os seguidores irão ligar-se à marca a partir do momento em que entram em contacto com a mesma.

Por exemplo, se um carro da SIC passar por si, você irá identificar o mesmo porque a marca visual deste canal já é conhecida. Se encontrar um cartão das farmácias portuguesas, saberá que o mesmo pertence a estas entidades.

Estas pequenas associações ao seu blog devem ser feitas com facilidade e desde o dia do lançamento.

8. Faça a reserva do seu website WordPress

Quase em último nesta primeira parte do manual do blogger, temos uma dica relacionada à hospedagem e domínio do seu projeto digital.

Caso pretenda ter um blog de sucesso deve fazer a reserva destes serviços e obter alguns benefícios, nomeadamente o profissionalismo aos olhos de possíveis patrocinadores e leitores.

Esta compra de domínio e hospedagem pode ser realizada em diversos websites. Se existirem algumas dúvidas pode explorar o nosso artigo sobre estes dois pontos essenciais ao seu projeto.

9. Use temas pré-fabricados

O uso desses temas pré-criados deve ter como base um dos pontos anteriores, o manter simples. Escolha um tema simples e que apresente uma organização que permita uma navegação facilitada.​

Desta forma não irá perder tempo na criação de um tema, encontrará algo que satisfaça o seu gosto e não perderá leitores pela dificuldade na usabilidade.

Instale plugins eficazes

Créditos icons:ICONFINDER

10. Instale plugins eficazes

Todas as dicas anteriores foram colocadas em prática e, finalmente, está na altura de instalar plugins que lhe ofereçam ações específicas para o seu projeto.

Instale-os para segurança do projeto, para questões de usabilidade, para gestão de conteúdos e de redes sociais, para vendas online, para melhoria de questões de otimização para motores de busca e muito mais.

Atualmente existem centenas de plugins capazes de resolver problemas específicos do seu projeto. Saiba quais as necessidades do seu projeto e descubra como as pode satisfazer, tornando o blog mais profissional.

Para saber mais sobre plugins e obter uma lista completa com os principais plugins de cada área de atuação, aceda ao artigo sobre plugins.

Pensamentos Finais

Terminadas as dicas para ter um blog de sucesso, chega, finalmente, a sua vez. Iniciou um blog recentemente ou pensou iniciá-lo? Qual a sua motivação? Se já se iniciou há mais tempo, que outras sugestões adicionaria a esta lista?

Conte-nos nos comentários e já sabe, se gostou da publicação compartilhe com bloggers que conhece ou com amigos que se estejam a iniciar na área. Juntos aprenderemos mais!

About the Author

Sou Ana Páscoa a mulher atrás do projeto KitCriarBlogs.com uma plataforma totalmente inovadora que promete revolucionar a aprendizagem do WordPress. Vivendo em harmonia com a natureza e a tecnologia.

Leave a Comment:

Leave a Comment: