Imagens para Publicar no Seu Blog

By Ana Páscoa | Dicas Online

Dez 18
Imagens para Publicar no Seu Blog

Uma imagem vale mais do que mil palavras! Todos já ouvimos essa afirmação e não é por acaso: é porque é mesmo verdade!

Aviso: Este artigo contém links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais caro.

A caça por uma boa imagem para ilustrar o conteúdo escrito é uma das aventuras mais difíceis de um blogger ou webmaker; isto porque existem diversos aspetos que devem ser tidos em conta.

Caso você seja uma das pessoas que necessita ter este conhecimento, seguem-se algumas dicas de como usar as imagens para potencializar o seu conteúdo e informações úteis sobre como encontrar as imagens perfeitas.

Porquê usar imagens para produzir engajamento social?

As imagens refletem o conteúdo escrito. Devem estar ligadas de forma íntima ao conteúdo. Se assim for, o leitor irá sentir-se mais próximo do conteúdo e querer partilhá-lo com os seus contactos.

“Mas um bom conteúdo, só por si, merece ser partilhado”, diz você. O problema é que partilhar texto, letras ou palavras é, hoje, pouco relevante. No meio de tanto conteúdo escrito é preciso convencer as pessoas que o nosso conteúdo é realmente importante e a imagem que o acompanha é a chave para isso.

Nos dias de hoje as redes sociais partilham conteúdo com imagem, visto que atraí muito mais leitores e dinamiza a rede social em questão. Se o seu conteúdo for partilhado na forma de imagem nas redes sociais, também esse pode destacar-se e merecer a partilha dos seus fãs.

Claro que apesar das imagens serem importantes, não deve descuidar no conteúdo. Isto porque se a sua marca estiver associada a boas imagens mas a péssimos conteúdos, não será bom.

As regras para o uso de fotos da Web: as regras para o uso de imagens em blogs

Todos sabemos que copiar literalmente um texto é plágio e pode ser punível por lei. Mas muitas pessoas não sabem que usar imagens sem expressa autorização do autor também é crime. As imagens e produções gráficas estão protegidas pelos mesmos direitos de autor que o texto.

Mas a boa notícia é que existem milhões de fotografias e gráficos que podem ser usados livremente. É sobre esse uso livre que vamos falar de seguida.

Tipos de licenças de proteção de imagens

Existem diferentes tipos de licenças de proteção de imagens, estando sempre indicadas na legenda ou na tag ALT da imagem – mais abaixo iremos explicar do que se trata esta tag. As mais usuais nas imagens é a licença “All Rights Reserved” (tradução: todos os direitos reservados) e a licença “Creative Commons By” (com a qual é preciso dar crédito ao autor).

No entanto, o procedimento de uso de uma imagem é o mesmo do que no uso de um texto: procure pelo tipo de licença de proteção da imagem e se não constar essa informação, não use a imagem sem antes contactar o autor.

“Procure pelo tipo de licença de proteção da imagem e se não constar essa informação, não use a imagem sem antes contactar o autor..” – Kit Criar Blogs

Sites onde encontrar imagens: gratuitos ou pagos?

Existem diferentes sites de bancos de imagens, uns grátis, outros pagos. Existem, claro, diferenças entre um tipo de site e outro: a quantidade de imagens é muito maior nos sites pagos; as fotografias e gráficos são de maior qualidade nos pagos, o que pode aumentar de forma importante o engajamento provocado pelas mesmas e a procura por uma imagem é muito mais eficaz e rápida nos sites pagos.

No entanto, se inicialmente o seu budget não for grande, os sites gratuitos são uma excelente forma de encontrar boas imagens.

Algumas referências:

O Google Images e o Photobucket podem ser excelentes fontes para encontrar imagens, mas mesmo que se preocupe em procurar a licença no site de origem das mesmas, corre o sério risco de cair num site que usa de forma secundária a imagem em questão. Não corra o risco de usar uma imagem sem respeitar a verdadeira vontade do autor original e use bancos de imagens de confiança como os acima referidos.

Dicas sobre imagens para inserir nos seus artigos

Escolher a imagem mais adequada ao seu conteúdo escrito é importante, mas após essa escolha, torna-se essencial ter algumas dicas em atenção, principalmente no momento de publicação dessas mesmas imagens.

Resumindo, essa publicação com base nas dicas abaixo por um lado será melhor para o google referenciar melhor e de forma correta as imagens, por outro para oferecer ao seu leitor a melhor visualização possível das mesmas.

Juntando estes dois resultados conseguirá que o seu blog ou website atraia leitores de forma orgânica, mas também que mantenha os mesmos dentro do seu website. Ou seja, a combinação perfeita.

Renomear e redimensionar suas imagens antes de enviá-las para o blog

O nome da imagem no blog é o nome da imagem tal e qual aparece no seu computador, o que quer dizer que se enviar para o seu wordpress uma imagem que tem como nome “img22222.jpg” a imagem será nomeada pelo seu wordpress como sendo “img22222”, resultando como nota negativa para o google por significar nenhum referenciamento.

Sendo assim, prefira renomear a sua imagem com um nome útil e preciso antes de a enviar para o seu wordpress. O ideal seria nomear a imagem com a palavra-chave escolhida para o seu conteúdo ou, se preferir, com o próprio título do artigo.

O segundo erro comum aquando o envio de imagens para o blog é descarregar imagens demasiado grandes. Mesmo que depois o tamanho possa ser modificado diretamente no wordpress, a imagem descarregada inicialmente terá sido sempre grande. É importante redimensionar as imagens ANTES de as enviar por duas grandes razões: imagens demasiado grandes reduzem a rapidez do seu site e se modificar o tamanho da imagem unicamente depois, através do painel de controlo do wordpress, um ficheiro extra será adicionado ao seu servidor para essa imagem… mas a imagem inicial ficará lá sempre a pesar no sistema.

Imagens para Publicar no Seu Blog

Use a tag ALT

O texto alternativo de uma imagem é um pequeno texto que podemos adicionar às imagens e que o Google é capaz de ler. Os seus leitores não irão ver este texto, pois este será adicionado diretamente ao código da imagem, mas é muito útil para referenciar as imagens no portal da Google.

Não passe ao lado do potencial desta opção facilmente adicionável através do painel do wordpress. Adicione a palavra-chave escolhida para o artigo neste campo e veja a sua imagem a ser encontrada pelos motores de busca.

Para que haja um benefício real, a sua imagem precisa destacar-se na imensidão existente no Google Images. Mas como? Simples! Se possível use fotografias próprias e uma edição excelente para que seja impossível de ignorar por parte dos possíveis leitores.

Conclusão

Já sabe a razão pela qual as imagens são importantes, quais as regras para uso das mesmas e algumas dicas para as adicionar nos seus conteúdos. Mas além disso, de forma resumida, existem três regras de ouro para ter em conta antes de adicionar imagens ao seu website ou blog. As imagens devem:

  1. Ser de alta qualidade
  2. Relevantes ao seu conteúdo
  3. Utilizadas legalmente

Finalmente, espero ter sido capaz de guiá-lo através do porquê, onde e como utilizar imagens de qualidade no seu blog. Além disso, gostaria muito de ouvir qual é o site que prefere para encontrar as suas imagens e porquê.

About the Author

Sou Ana Páscoa a mulher atrás do projeto KitCriarBlogs.com uma plataforma totalmente inovadora que promete revolucionar a aprendizagem do WordPress. Vivendo em harmonia com a natureza e a tecnologia.

Leave a Comment:

Leave a Comment: