Ideias para artigos como encontrar a cada momento

By Ana Páscoa

Ideias-para-artigos

Descobrir ideias para artigos frequentemente não tem que ser difícil. Antes de pensar em escrever os seus posts, de apostar na divulgação em redes sociais e comunicar diretamente com os seus leitores, tem que encontrar os temas e ideias para escrever esses mesmos artigos. É importante, nesta fase, perceber como é que pode encontrar ideias para artigos futuros do seu blog.


É muito fácil de começar um blog, mas quando se trata de encontrar ideias para artigos, essa já é uma história completamente diferente! Neste artigo vamos-lhe explicar como pode encontrar ideias bem facilmente e a momentos bem inesperados!

#1. Encontrar ideias para artigos em blogs

É importante ler outros blogs e sites que estão dentro do seu nicho não só para encontrar ideias para artigos, mas também para estar atento à concorrência.

Pode também aproveitar os outros blogs não só para se inspirar em alguns temas para os seus próximos posts, como também para ler os comentários nesse blog – e perceber quais são as maiores dúvidas dos leitores.

Refresque as suas ideias e comece a seguir outros bloggers!

#2. Veja sites agregadores de notícias e artigos

O site about.com é um excelente exemplo de um site que agrega diferentes notícias e artigos de opinião que pode inspirá-lo a encontrar ideias para artigos.


Uma forma de encontrar ideias para artigos é precisamente estar atento ao que outros escrevem. Não hesite portanto em visitar outros sites, mesmo de notícias, para se inspirar.

#3. Quais são os interesses das pessoas? O que é que procuram na web?

Estar atento às tendências e aos temas mais pesquisados pelas pessoas é uma forma de inspiração, mas também de otimização do seu site.

Uma das ferramentas para perceber quais são os temas mais procurados na internet é o Google Trends.

Deseja saber como iniciar um blog WordPress? Confira meus vídeos tutorial passo-a-passo.


Analisar o estilo de vida das pessoas, os seus interesses e pesquisas vai permitir que crie posts e artigos mais segmentados e que têm grande potencial de não só serem partilhados, como também em aparecer nos lugares cimeiros dos resultados do Google.

#4. Revistas e Magazines: uma fonte de informação única

Mesmo que não escreva sobre lifestyle, não deixe de visitar sites de magazines e revistas online. Sites como o Sapo, o Observador ou, a um nível mais mundial, a Harper's Magazine, são fontes de informação de interesse geral.


Neste tipo de sites pode encontrar ideias para artigos em categorias tão diversas como:

  • moda
  • Culinária
  • vida familiar e crianças
  • temas juvenis
  • criatividade
  • sobre animais
  • arte
  • saúde
  • atualidade
  • desporto
  • cultura
  • fotografia
Curioso-sobre-ideas

Crédito da imagem: www.pixabay.com

Uma forma de se inspirar e encontrar ideias para artigos a cada momento é, durante as suas compras ou passeio, passe por uma banca de jornais e revistas e olhe à sua volta: certamente será uma fonte de temas e irá inspirá-lo para escrever o seu próprio post!

#5. Grupos de redes sociais

Os grupos de redes sociais como o Facebook não servem só para divulgar os seus artigos: servem sobretudo para comunicar e conversar.


Neles pode ficar a saber quais são as dúvidas que pairam no ar (e às quais pode aproveitar para responder no seu próximo post), quais são as tendências mais faladas e pesquisadas ou até aceder a outros blogs que o inspiram.


Uma boa técnica não só para encontrar ideias para artigos mas também para impulsionar o tráfego do seu blog, é ficar a saber sobre o que falam a maioria das pessoas nos grupos do Facebook e, quando conseguir escrever um post a responder ou a falar sobre esse assunto, partilhe o link com elas!

#6. Fazer uma sessão de ‘brainstorm’ (tempestade cerebral)

O termo em Inglês ‘brainstorm’ significa literalmente tempestade cerebral. E na prática é deixar as suas ideias saltarem da sua mente para o papel, sem censuras!

É um ótimo exercício para ajudar-lo a organizar melhor as suas ideias e começar a redigir um artigo. Escreva tudo o que vier a sua cabeça relacionado ao tema que escolheu e então selecione o que considerar relevante. Verá que as palavras soltas poderão transformar-se em tópicos, o que facilitará a produção do conteúdo. Confie em si!

#7. Praticar a escrita todos os dias

Escrever bem é tão importante quanto ter ideias inspiradoras. Nada adianta ter boas ideias senão souber transmiti-las aos seus leitores.

Por que esperar a inspiração chegar para escrever? É preciso praticar, cultivar o hábito da escrita diariamente, preferencialmente escrevendo sobre os assuntos do seu nicho. Dessa forma, se sentirá cada vez mais preparado e tornará sua escrita mais fluída e consistente.

Nas palavras do mestre da pintura Pablo Picasso: “Que a inspiração chegue não depende de mim". A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando.

#8. Escreva seu artigo!

Chegou o momento! Se leu atentamente as nossas dicas acima, colocando-as em prática, está pronto para criar!

Não tenha medo, confie na sua capacidade e escreva o seu artigo, pensando no seu público alvo. Agora já sabe o que ele quer e espera de si. Os seus leitores estão esperando o seu próximo texto!

Uma boa dica é ler em voz alta o que escreveu algumas vezes. É recomendável também pedir para que alguém de sua confiança leia o seu artigo e faça críticas. Assim, garante que não haverá erros gramaticais e que conseguiu passar sua mensagem de forma clara.

Vamos ao trabalho?!

Neste artigo pode encontrar 8 dicas para encontrar ideias para artigos a qualquer momento e de forma muito fácil. Não deixe nunca mais o seu blog sem nenhum post novo por culpa da falta de inspiração!

Estas são minhas dicas favoritas que ajudam a criar posts. Se usar outros truques, compartilhe-os por favor!

Seus comentários são sempre bem-vindos

Follow

About the Author

Persistente e com muita dedicação estudei e aprendei sobre um universo que muitas pessoas têm medo de entrar. Sou a mulher por detrás do projeto KitCriarBlogs.com uma plataforma totalmente inovadora que promete revolucionar a aprendizagem do WordPress.

(6) comments

Add Your Reply
Translate »