Como encontrar ideias para artigos a cada momento?

By Sara Isabel | Dicas Online

Nov 18
Como encontrar ideias para artigos a cada momento?

Antes de pensar em escrever os seus posts, de apostar na divulgação em redes sociais e comunicar diretamente com os seus leitores, tem de encontrar os temas e ideias para escrever esses mesmos artigos.

Aviso: Este artigo contém links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais caro.

É importante, nesta fase, perceber como é que pode encontrar ideias para artigos futuros do seu blog.

É muito fácil começar um blog, mas quando se trata de encontrar ideias para os conteúdos, a história fica completamente diferente! Neste artigo vamos-lhe explicar como pode encontrar ideias bem facilmente e a momentos bem inesperados!

Antes de passarmos para o verdadeiro conteúdo, vamos deixar-lhe uma dica: crie um documento onde pode armazenar novas ideias assim que elas surgem. No futuro, quando necessitar de novos conteúdos, pode dar uma vista de olhos neste seu “armazenamento”.

7 formas de encontrar ideias para conteúdos

1. Encontre ideias para conteúdos em blogs

É importante ler outros blogs e sites que estão dentro do seu nicho, não só para encontrar ideias para artigos, mas também para estar atento à concorrência. Se um concorrente escrever um conteúdo sobre um determinado tema que nunca pensou, faça o investimento e publique o conteúdo na área também; não fique para trás!

Pode também aproveitar os outros blogs para ler os comentários e perceber quais são as maiores dúvidas dos leitores – ou temas nos quais os mesmos tenham interesse. Dessa forma pode criar conteúdo que responda a essas questões e, futuramente, ser encontrado por essas mesmas respostas – que a concorrência pode, ou não, responder.

Portanto sim, estudar a concorrência faz parte de ser criador de conteúdos ou blogger; tire tempo para estudar esses concorrentes, refresque as suas ideias e consiga um grande volume de novos conteúdos com alguma frequência.

2. Veja sites agregadores de notícias e artigos

O site about.com é um excelente exemplo de um site que agrega diferentes notícias e artigos de opinião; esses conteúdos são excelentes para o inspirar e para o ajudar a encontrar ideias para novos conteúdos.

Outra hipótese é usar o Google Chrome no seu smartphone. Essa aplicação tende a agregar as últimas notícias e a criar um feed do seu interesse, ajudando-o a manter-se atualizado na sua área, mas também a ter novas ideias.

Novamente: uma forma de encontrar ideias para artigos é precisamente estar atento ao que outros escrevem. Não hesite em visitar outros sites, mesmo de notícias, para se inspirar.

3. Lembre-se que as ideias não têm de vir, apenas, de conteúdos na área

Os conteúdos podem, realmente, vir de conteúdos na sua área de atuação, mas podem vir de conteúdos em outras áreas também. Podem vir de uma obra de arte que tem um conceito que pode ser transmitido em palavras e dentro do seu tema.

Portanto mantenha-se atento não só na sua área, como referido acima, mas também em outras áreas e em outras formas de comunicação. E, claro, sempre que tiver uma ideia, mesmo que visual, adicione ao seu documento para inspiração futura.

4. Quais são os interesses das pessoas? O que é que procuram na web?

Estar atento às tendências e aos temas mais pesquisados pelas pessoas é uma forma de inspiração, mas também de otimização do seu site. Pode ter informação sobre essas tendências e pesquisas através de ferramentas próprias.

Uma das ferramentas para perceber quais são os temas mais procurados na internet é o Google Trends – excelente para descobrir quais são as tendência do mercado e como variam consoante o momento do ano.

Outra ferramenta é o planeador de palavras-chave do Google que não tem em conta as tendências, mas sim a pesquisa por termos concretos. Por exemplo, com o apoio desta ferramenta, é possível saber quantas pessoas pesquisam o termo “ideias de conteúdos” em Portugal. Se o volume for elevado, pode ser produzido o conteúdo no tema.

Conhecer mais sobre o seu público, nomeadamente analisar o estilo de vida das pessoas, os seus interesses e pesquisas, vai permitir que crie posts e artigos mais segmentados e que têm grande potencial de não só serem partilhados, como também em aparecer nos primeiros lugares dos resultados do Google.

Dica: Uma das ferramentas para perceber quais são os temas mais procurados na internet é o Google Trends.

5. Revistas e Magazines: uma fonte de informação única

Mesmo que não escreva sobre lifestyle, não deixe de visitar sites de magazines e revistas online – ou mesmo as suas versões físicas. Sites como o Sapo, o Observador ou, a um nível mais mundial, a Harper's Magazine, são fontes de informação de interesse geral.

Neste tipo de sites pode encontrar ideias para artigos em categorias tão diversas como moda, culinária, vida familiar e crianças, temas juvenis, criatividade, arte, saúde, atualidade, desporto ou cultura.

Tendo em menta as versões físicas, uma forma de se inspirar e encontrar ideias para artigos a cada momento é, durante as suas compras ou passeio, passar por uma banca de jornais e revistas e analisar tudo à sua volta: certamente será uma fonte de temas e irá inspirá-lo para escrever o seu próprio post! Claro que se preferir, pode adquirir as revistas e analisar mais em pormenor em casa.

Por vezes só os títulos não dão novas ideias, mas o próprio conteúdo pode dar. Leia um conteúdo e, se tiver alguma dúvida, aponte-a; se estiver na sua área e você teve dúvidas, certamente os seus leitores também as vão ter.

6. Grupos de redes sociais

Por último, tem-se os grupos em redes sociais como o Facebook. Estes grupos não servem só para divulgar os seus conteúdos, mas também para comunicar e conversar com potenciais leitores da sua área.

Aliás, se os grupos estiverem associados a áreas específicas, analise os comentários e postagens na rede social, pode encontrar muita informação relevante e ideias para novos conteúdos.

Os grupos também irão mostrar-lhe quais são as principais dúvidas que pairam no ar – e às quais pode aproveitar para responder no seu próximo post –, quais são as tendências mais faladas e pesquisadas ou até aceder a outros blogs que o inspiram.

Uma boa técnica não só para encontrar ideias para artigos mas também para impulsionar o tráfego do seu blog, é ficar a saber sobre o que falam a maioria das pessoas nos grupos do Facebook e, quando conseguir escrever um post a responder ou a falar sobre esse assunto, partilhar o link com essas mesmas pessoas.

Como encontrar ideias para artigos a cada momento?

7. Apenas mantenha-se atento

A uma conversa com um amigo, uma frase ou palavra num livro que começou a ler, uma citação que lhe surgiu ou que foi mencionada num curso que está a fazer, à informação encontra num folheto que estava no café, a uma peça de teatro, num passeio a pé ao final do dia; qualquer coisa!

As ideias estão à sua espera em sítios inesperados, portanto apenas mantenha-se atento. E, claro, se possível, tenha consigo um bloco ou um documento no seu smartphone para que, assim que a ideia surja, possa anotá-lo e não a perder.

Conclusão

Neste artigo comentamos 7 dicas para encontrar ideias para artigos a qualquer momento e de forma muito fácil. Nunca mais deixe o seu blog sem novos conteúdos por culpa da falta de inspiração!

Concluindo, e dando uma última dica, antes de começar um blog, faça uma lista de, no mínimo, 50 ideias de conteúdo para adicionar ao mesmo. A partir daí, sempre que tiver novas ideias, adicione ao documento criado para essa finalidade.

About the Author

Ilustração e copywriting. Fundadora do Projetos Digitais. Trabalho online desde 2014 e, desde então, já vivi em três cidades portuguesas diferentes.

Leave a Comment:

Leave a Comment: