Como criar um blog WordPress – passo a passo

By Ana Páscoa | Criar blogs WordPress

Set 26
Como criar um blog wordpress

Criar um blog. A decisão de novo ano está tomada. Ótima ideia! Mas será o momento certo para criar o seu próprio blog? Um blog não é apenas um hobby, mas também uma responsabilidade e exige um conjunto de passos com que tem de se preocupar quando está a começar. 

Este artigo vai tornar essa tarefa muito mais fácil, pode ter a certeza, para principiar o seu blog.

Durante anos, era algo dispendioso e, podemos dizer, considerado uma tarefa apenas para entendedores do assunto. No entanto, graças ao WordPress, já é possível criar um blog de forma simples e acessível a todos os utilizadores da internet. 

Aviso: alguns artigos podem conter links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais cara.

O que é um blog, afinal?

Um blog é um local online onde são realizadas atualizações rápidas com artigos ou postagens de todos os tipos. Estas postagens são organizadas de forma cronológica inversa e têm como foco o tema central do blog.

A definição de blogs não é o primeiro nem o último ato da tentativa atual de entender os detalhes da erupção online. Com desculpas a Jeff Jarvis, a única outra opção é a ignorância. Se os blogs abrangerem tudo online - se eles forem realmente indefinidos -, eles não farão muita coisa. Recolher o DNA dos blogs, em contraste, é o primeiro passo para explorar a sua essência. Michael Conniff
Existem diversas razões para se criar um blog. Entre elas tem:

 Ganhar visibilidade: pode aumentar a visibilidade da sua empresa ou da sua atividade enquanto freelancer, permitindo-lhe ser encontrado pelos motores de busca como o Google.

 Partilha com seguidores: pode, ainda, iniciar um blog apenas pelo prazer de partilhar as suas experiências, pensamentos ou opiniões.

Ganhar de dinheiro com o blog: pode ganhar dinheiro através de parcerias com marcas, programas de afiliados, promoção de produtos, entre outros. A criatividade é o limite!

Nos dias atuais, ser blogger é uma profissão muito desejada e simples, mas que exige imenso trabalho, como pode descobrir com a experiência na prática. Para começar, descubra como criar um blog numa das plataformas mais simples, o WordPress.

Devo ou não usar WordPress

Devo ou não usar o WordPress? 8 razões pelas quais amamos a plataforma!

O WordPress é uma das plataformas mais conhecidas atualmente e que tem ganho a sua notoriedade no mercado. Usar ou não esta plataforma é uma decisão sua, mas no Kit Criar Blogs esta é a nossa opção.

As razões são várias, mas as mais importantes encontram-se de seguida.
  1. 100% grátis: esta é uma plataforma que tem a sua versão gratuita, que só por si é bastante útil, e uma versão paga, que é muito mais aprofundada, mas simples de usar.
  2. Fácil uso: o WordPress tem o seu uso facilitado. Esta plataforma permite-lhe ter um blog profissional, com uma apresentação surpreendente, sem que para isso necessite programar.
  3. É versátil: com grande facilidade, pode mudar a apresentação do seu blog ou quaisquer pormenores que façam sentido para si.
  4. Informação abundante: sendo o WordPress tão conhecido, a informação desta plataforma é abundante e, mais importante, gratuita. Existem, inclusivamente, inúmeros grupos sobre o tema.
  5. Fácil para otimizações SEO: existem plugins gratuitos que melhoram o SEO do seu site e lhe permitem ser encontrado pelo Google com mais facilidade.
  6. Google ama o WordPress: esta é uma verdade! Portanto, se o Google ama o WordPress, existe maior probabilidade de o seu blog subir no posicionamento.
  7. Oferece segurança: o WordPress é uma plataforma que oferece segurança ao seu blog. Existem, ainda, diversos plugins gratuitos que ajudarão na mesma questão.
  8. Acesso a plugins e temas: com o WordPress, terá acesso a diversos plugins e temas. Grande parte dos problemas encontrados no WordPress são facilmente solucionados com plugins.

Usar, ou não, esta plataforma é uma decisão só sua. No entanto, recomendamos o seu uso pela facilidade e agilidade na criação do blog e na atualização e modificação facilitada do mesmo. 

A parte mais difícil é começar. Assim que tirarmos isso do caminho, acharemos o resto da jornada muito mais fácil. Simon Sinek


Click to Tweet

WordPress.com vs WordPress.org: qual é a diferença?

O WordPress é uma plataforma que possui duas vertentes: uma vertente paga e uma vertente gratuita. Existem diferenças entre ambas, o que leva às vantagens e desvantagens de ambas as plataformas.

WordPress.com

Benefícios

O principal benefício da versão gratuita é o facto de não ter quaisquer custos monetários por parte do utilizador. Esta versão permite, ainda, uma publicação simples de conteúdo e uma manipulação de acordo com os temas oferecidos.

Uma excelente escolha para começar.

Contras

A versão gratuita, no entanto, encontra-se mais limitada, o que pode levar a blogs muito idênticos na blogosfera e limitação a nível de análise de métricas e de otimizações SEO. Se tiver hipótese, evite isto.

WordPress.org

O WordPress.org é a versão paga da plataforma, sendo que esta costuma ser uma excelente escolha para projetos que pretendem crescer.

Benefícios

O WordPress.org oferece uma imensidão de recursos que lhe irão permitir ter um blog mais criativo e único. Pode contar com plugins gratuitos, liberdade na monetização e na análise de métricas, melhoria a nível de SEO, possibilidade de criação de ecommerce e sites de membros, entre outros.

Esta versão também lhe irá permitir crescer sem limitação.

Contras

A plataforma, ao contrário da anterior, tem a desvantagem das despesas regulares associadas à hospedagem e ao domínio.

Na Kit Criar Blogs recomendamos o uso do WordPress.org, pois esta versão dará um aspeto mais profissional ao seu projeto, ao mesmo tempo que lhe tira as limitações associadas à hospedagem gratuita.

Como criar um blog em WordPress

Créditos de :iconfinder.

Como criar um blog em WordPress: guia passo a passo para iniciantes

Finalmente, depois de obter o conhecimento necessário sobre estas duas vertentes do WordPress, chegou o momento de começar. A questão que fica é como criar um blog em WordPress? Siga estes passos simples.

 Decidir o tema/assunto do seu blog

O primeiro passo de como criar um blog é o planeamento. Se o blog será criado para uma empresa, saber o tema ou assunto a falar é simples. No entanto, caso esteja a começar, esta fase é a mais importante.

No seu blog terá liberdade para falar de tudo, no entanto, caso deseje criar uma base de seguidores e, realmente, monetizar o projeto, deve ter um tema central no qual manterá o foco. Descobrir esse tema central irá permitir-lhe tomar decisões sobre o seu blog durante o momento de construção.

  Escolha um nome de domínio e registe-o

O passo seguinte é escolher o nome de domínio que carateriza o seu projeto. Faça um brainstorming completo e escolha o que melhor descreve o mesmo. Faça, ainda, uma pesquisa no Google para se certificar que o nome não se encontra associado a projetos ou marcas negativas. De seguida, faça o registo do seu domínio numa empresa.

No Kit Criar Blogs recomendamos o Namecheap. Caso tenha possibilidade, escolha um domínio .com.

 Escolha a hospedagem adequada

A escolha da hospedagem vai depender do crescimento do seu blog e do que necessita no mesmo. Este será o espaço que irá acolher o seu blog e, como tal, deve pensar nele como uma casa e descobrir tudo o que o mesmo vai necessitar para chegar ao sucesso. No Kit Criar Blogs recomendamos o Webhs e o Hostgator. Ambos oferecem um excelente suporte e segurança, algo essencial para qualquer blogger.

  Criar o blog no WordPress

Como criar um blog sem complicações? Use os serviços de hospedagem mencionados acima e configure o seu blog de forma simples, com uma instalação passo-a-passo. Clique nos botões referidos na plataforma e instale o wordpress no seu blog, sem necessitar de códigos ou outras configurações mais avançadas.

  Personalize a aparência do seu blog

Terminada a instalação, deve personalizar o seu blog. Para tal, pode entrar nos temas e instalar os que mais gostar, experimentar no seu blog e escolher o mais adequado. Escolhido o tema, pode personalizar menus, cores, entre outras configurações que tornarão o seu blog único! Para tal, entre em “Apresentação”, no menu, e em “Temas”.

Com o avançar do tempo, aconselhamo-lo a investir num tema pago, de modo a tornar o blog mais exclusivo. Para tal, pode escolher um tema do Thrive Themes, uma equipa de desenvolvedores WordPress muito conhecidos no mundo digital.

Escreva o seu primeiro artigo

Agora que aprendeu como criar um blog e colocou os seus conhecimentos em prática, falta-lhe escrever o seu primeiro artigo, publicá-lo e divulgá-lo. A partir desse momento, pode considerar-se um blogger! Prepare-se para o trabalho duro e para crescer cada vez mais.

Neste momento pode começar a trabalhar no crescimento do seu projeto. Caso ainda tenha dúvidas sobre se deve iniciar a criação de um blog, fique com as razões pelas quais acreditamos que sim:

  • Blogar é simples! – Não fácil, mas simples.

  • Irá ajudá-lo a crescer em diversos aspetos e a tornar-se uma pessoa melhor

  • Irá permitir-lhe inspirar outras pessoas

  • Irá permitir-lhe fazer novos amigos

  • Se crescer o suficiente e for corretamente monetizado, pode oferecer-lhe um trabalho a full-time com uma remuneração adequada

Conclusão

Ainda ficaram dúvidas sobre como criar um blog na plataforma WordPress? Tem dúvidas sobre as diferenças entre WordPress.com ou WordPress.org? Deixe o seu comentário abaixo com as suas questões e nós responderemos com brevidade.

Desfrutou deste post? Não se esqueça de compartilhar.


About the Author

Sou Ana Páscoa a mulher atrás do projeto KitCriarBlogs.com uma plataforma totalmente inovadora que promete revolucionar a aprendizagem do WordPress. Vivendo em harmonia com a natureza e a tecnologia.

Leave a Comment:

(2) comments

[…] Será que que existem sites? Fotos próprias serão a única solução? […]

Reply

[…] Num mundo em que criar blogs já é algo tão natural, o Inbound.org veio ajudar com toda a informação necessária para melhorar o crescimento. […]

Reply
Add Your Reply

Leave a Comment: