Menu

Como criar um blog WordPress: Fácil e Simples

By Ana Páscoa | WordPress

Nov 17

Como criar um blog WordPress. Estou contente que esteja aqui, pois este artigo vai ensinar-lhe de forma fácil e simples, a criar um blog ! Se está a dar os primeiros passos na internet e se está a ler este post é porque certamente quer saber como pode criar o seu primeiro projeto online 

Como criar um blog no WordPress

O que é e para que serve um blog WordPress?

Um blog é um espaço online no qual poderá partilhar, criar e publicar todo o tipo de conteúdo. Esse conteúdo pode ser textual, visual ou multimédia. O limite é a sua imaginação e criatividade.

em várias razões pelas quais é útil e importante criar um blog  WordPress

Ganhar dinheiro trabalhando a partir de casa. Um blog permite ser uma fonte de renda (complementar ou até full-time). Ao criar um blog no WordPress, pode não só vender conteúdos, fazer parcerias com marcas ou trabalhar como afiliado, promovendo produtos de outras pessoas e ganhando uma porcentagem nas vendas.

Ganhar visibilidade. Quer seja um trabalhador por conta própria, um freelancer, uma empresa ou um empreendedor, um blog vai ajudá-lo a ter mais visibilidade. Poderá ser encontrado mais facilmente numa pesquisa do Google e poderá relacionar-se mais facilmente com os seus potenciais clientes.

Partilhar e escrever. Um blog pode servir só o seu propósito de ser um método de partilha e comunicação. Nele poderá partilhar as suas viagens, as suas histórias, os seus desabafos ou opiniões.

Qual é sua principal motivação em querer criar um blog? Partilhe comigo deixando um comentário neste post!

Click to Tweet

Os 6 passos para criar um blog no WordPress

Os 6 passos para criar um blog no WordPress

O WordPress é a plataforma mais utilizada na internet para criar blogs e sites de conteúdos. O melhor desta plataforma é totalmente gratuita e muito, fácil  de instalar!
Neste artigo vou-lhe explicar de forma simples e fácil os seis passos para conseguir criar um blog no WordPress:

  • Decidir o tema/assunto do seu blog
  • Utilizar o WordPress como plataform
  • Encontrar um alojamento
  • Escolher um nome de domínio
  • Criar um blog no WordPress
  • Escolher o visual do blog e começar

1. Decidir o tema/assunto do seu blog

Se já tem algum trabalho por conta própria ou se tem uma empresa, esta fase vai ser bastante simples, pois já tem o tema e assunto pré-definido. Se não for o caso, saiba que pode escrever e falar sobre o que quiser no seu blog!

Contudo, se o seu objetivo é construir uma base de leitores e seguidores e eventualmente monetizar o seu blog, tem que ter alguns cuidados.

  • Escolha um tema e assunto preciso ao invés de falar de todos os temas. Escolher um só tema central permite criar uma comunidade de leitores e seguidores única e de valor
  • Escolha um assunto no qual tenha prazer em falar e escrever.
  • O objetivo do seu blog é ser uma referência num determinado assunto. Preocupe-se então sempre por criar conteúdo relevante e de qualidade.

2. Utilizar o WordPress como plataforma

Existem vários serviços e plataformas diferentes para criar um blog ou site. Pode até seguir pelo caminho de plataformas gratuitas e pré-feitas como o Blogger ou o Wix, no entanto saiba que se for essa a sua o opção, irá estar bastante limitado.

Ao utilizar o WordPress como plataforma para iniciar o seu blog, irá garantir que as fundações do seu projeto são de fortes e garantem o crescimento do seu blog. O WordPress é a plataforma mais popular e mais utilizada na internet!

De entre as vantagens em criar um blog em WordPress estão: flexibilidade, funcionalidades, facilidade na sua utilização e os vários plugins e temas que pode explorar. O WordPress não só lhe permite criar um blog, como também lhe permite criar um site (meramente institucional sem blog), lojas online, portfólios, fóruns, sites de 

3. Encontrar um alojamento

  • O alojamento é o espaço de servidor que irá acolher o seu blog. Pense nele como a casa do seu blog! Pessoalmente, no Kit Criar Blogs utilizamos o https://www.webhs.pt/ Este serviço oferece excelente preço, excelente suporte e é muito fácil de configurar.

    Basta clicar aqui e iniciar o seu processo de compra, escolher o seu plano e proceder à compra do seu domínio!

Tem alguma dificuldade em realizar a sua compra no https://www.webhs.pt/ Não hesite em contactar-me diretamente! Posso ajudá-lo nesse processo de criar um blog em WordPress!

4. Escolher um nome de domínio

O nome de domínio é o endereço do seu blog. Por exemplo, kitcriarblogs.com é o meu nome de domínio para este blog onde está agora. Pense com cuidado e carinho neste nome de domínio, pois este será a primeira impressão do seu blog.

Escolha um nome fácil de ler, de entender e de pronunciar. Antes de realizar a compra, pesquise no Google para ver se esse nome não está associado de forma negativa a outro projeto ou serviço.

Instalar o WordPress para criar um blog pode parecer algo complicado...mas não se assuste, pois não poderia ser mais simples! Com o  https://www.webhs.pt/ basta clicar numa instalação de um passo e já está! Ou seja, o WordPress é instalado automaticamente pelo Softáculos Apps Inataller sem que seja preciso mexer em códigos, ficheiros ou configurações avançadas!

Com apenas um clique, criar um blog em WordPress é uma tarefa simples e fácil, na qual não é necessário nenhum conhecimento técnico avançado.

6. Escolher o visual do blog e começar!

Criar um blog em WordPress é ganhar acesso a todo um vasto mundo de opções visuais e de funcionalidades. Ao criar um blog em WordPress poderá escolher de entre milhares de temas 100% gratuitos para o seu blog. Se não quer nada demasiado complexo ou específico e só quer começar o seu blog, pode escolher diretamente no Painel de Controlo do seu blog, no separador "Apresentação" o seu visual.

Contudo, no momento em que sentir que precisa de algo mais complexo, aconselho a dar uma olhada no Thrive Themes. A equipa do Thrive Themes é uma das equipas de desenvolvedores de WordPress mais reputadas e creditadas da Internet e não é por acaso! pedido ou exigido nenhum conhecimento técnico. Excelente.

Conclusão

Criar um blog em WordPress não é complicado! Aqui no Kit Criar Blogs tento criar conteúdos que mostrem Os temas são super fáceis de utilizar através sistemas de "clique e arraste" e permite-lhe criar visuais super profissionais e avançados.

Nós utilizamos os produtos Thrive Themes no Kit Criar Blogs e nunca nos é precisamente isso. É possível descomplicar e simplificar a utilização quotidiana deste que é o maior serviço e plataforma de conteúdo da Internet.

Em caso de dúvida ou necessidade de acompanhamento ou assistência, não hesite em entrar em contacto direto comigo.

A caixa de comentários está também sempre aberta às suas questões e partilhas!Em caso de dúvida ou necessidade de acompanhamento ou assistência, não hesite em entrar em contacto direto comigo.

A caixa de comentários está também sempre aberta às suas questões e partilhas!

Crédito da imagem: Pixabay

About the Author

Sou Ana Páscoa a mulher atrás do projeto KitCriarBlogs.com uma plataforma totalmente inovadora que promete revolucionar a aprendizagem do WordPress. Vivendo em harmonia com a natureza e a tecnologia.

Leave a Comment:

Leave a Comment: