A anatomia de um post impressionante

By Sara Isabel | Criar blogs WordPress

Fev 18
A anatomia de um post impressionante - Kit Criar Blogs

Ter um tópico pertinente e adequando ao seu nicho não chega para que um post seja impressionante e atraia a atenção do seu leitor, também precisa de seguir um esquema ou estrutura adequado.

Pense num post como num corpo humano: o nosso corpo é formado por diversos órgãos que, juntos, formam uma harmoniosa anatomia. Um post, para impressionar e ficar na memória do seu leitor, precisa de seguir a mesma lógica.

Encontrar essa estrutura pode ser o verdadeiro desafio! E embora não possamos mostrar uma anatomia-padrão que trará resultados garantidamente, podemos dar-lhe alguns pontos que farão toda a diferença.

Aviso: alguns artigos podem conter links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais cara.

Essenciais para ter um post impressionante

Envolva seus leitores e seus interesses

Ao escrever um post, nunca se esqueça de escrever para um leitor e não para uma máquina. A pessoa que o está a ler é uma pessoa com sentimentos, interesses e sonhos. Jogue com isso e aborde o seu tópico com frases envolventes e cativantes, que transmitam ao seu leitor a envolvência e ligação com o seu blog.

 ​Comece com uma imagem em destaque para atrair o interesse e definir o cenário do post

As imagens têm o poder de cativar imediatamente um leitor. Mas atenção, também podem ter o efeito contrário: uma má imagem num post excelente pode levar a que o seu leitor não se sinta atraído pelo conteúdo e nem o leia!

Escolha, portanto, uma imagem de destaque atraente, em ligação com o seu leitor e, sobretudo, que consiga definir o cenário do seu post. Uma imagem vale, muitas vezes, mais do que mil palavras!

Use um ritmo natural que conduza o seu leitor ao longo do post

Escreva um post de forma natural, como uma conversa amigável. Ao abordar o seu post como se de uma conversa se tratasse, garante que o fluxo conversacional é garantido ao longo do mesmo. O seu leitor precisa de sentir que não só está a ler um post escrito por alguém com autoridade no nicho em questão, mas também que o mesmo foi escrito de forma natural e não de forma automatizada ou mecânica.

Uma escrita natural faz com que o seu leitor nem sinta o tempo a passar e seja levado de forma calma e fluída até ao final do post!

Utilize fotografias e imagens de forma inteligente e com um propósito

Torne o seu post fácil de ler e atrativo utilizando imagens e fotografias. Tal como na imagem de destaque, utilize imagens que estejam enquadradas na mensagem e tópico do post. Não utilize também demasiadas imagens, pois isso pode levar a que o seu leitor fique disperso e distraído e com que o seu conteúdo escrito seja relegado para segundo plano.

Utilize imagens de forma inteligente, com um propósito e que sirvam o objetivo do post.

Coloque depoimentos e conte histórias de experiências e de pessoas

É muito mais fácil passar determinadas ideias e conceitos utilizando histórias e depoimentos reais ou realistas. Esta técnica de escrita é chamada de Storytelling, e pode traduzir-se precisamente como “contar histórias”.

Um leitor é muito mais facilmente cativado por histórias e experiências com as quais se pode relacionar e identificar, do que com conceitos teóricos e vagos.

Utilize esta técnica e escreva de forma mais pessoal, fazendo o seu leitor identificar-se com o seu post!

Aproveite o momento e capture o e-mail dos seus leitores

O e-mail marketing está nas tendências por ser uma forma direta e rápida de contactar os seus seguidores. Mas a realidade é que ninguém lhe dá o e-mail de livre vontade, portanto deve criar uma forma de captar esse e-mail e que seja impossível de ser ignorada.

Experimente quebrar o post com a oferta de um material gratuito em troca do e-mail. Essa oferta terá que ter uma relação forte com o que foi escrito.

Adicione links para outros conteúdos relevantes ao artigo

Muitas vezes, a meio de um post, existe um link para outro conteúdo que continua a dar respostas às perguntas. Esses links, certamente, serão alvo de atenção, portanto faça o mesmo com o seu conteúdo.

Esses podem direcionar para conteúdos dentro do próprio blog, mas também para conteúdos externos e de autoridade que justifiquem as afirmações feitas.

Elabore os seus meta dados para apoiar os objetivos e interesses do seu leitor

Os meta dados num post (e mesmo em todo o blog) são importantes para permitir que o seu blog e mensagem sejam facilmente recenseados pelos motores de busca.

Elabore um título, uma descrição e uma hiperligação de forma clara e que represente claramente os objetivos e interesses do seu leitor. 

Essa preocupação fará com que o seu leitor seja atraído mais facilmente para o seu post aquando os resultados nos motores de busca.

 …mas não se preocupe demasiado com as palavra-chave

Se é verdade que uma preocupação pelos meta dados é necessária, uma preocupação excessiva com palavras-chave a incluir durante o post é demasiado. Uma inclusão excessiva de palavras-chave, sejam simples ou de cauda longa (long-tail), pode causar um efeito negativo na sua reputação nos motores de busca.

Ao seguir as dicas acima, de escrita natural, fluída e pessoal, irá incluir de forma natural e não forçada as palavras-chave necessárias ao seu SEO.

A anatomia de um post impressionante - Kit Criar Blogs

Créditos: Pixabay


Lembre-se de incluir um apelo claro à ação para o objetivo do seu post

Todo o post tem um objetivo. Feche um post com um apelo claro à ação da parte do seu leitor. Cada post e conteúdo escrito deve ter uma moral e objetivo. Essa moral e objetivo pode - e deve em muitos casos - passar despercebida durante todo o post, mas o seu leitor precisa de finalizar o mesmo pronto a carregar no gatilho para proceder à ação.

Se o post quis passar ou ensinar técnicas de jardinagem, finalize-o com um incentivo claro à prática dos ensinamentos. Isso é o que se chama de “post trigger”, expressão que pode ser traduzida ​para“gatilho do post”.

Mantenha o seu esquema de cores e design simples

Os seus posts devem ser fiéis ao esquema de cores e ao design que escolheu para o seu blog. O seu conteúdo precisa de estar integrado de forma simples e natural no seu blog, não parecendo que tenha sido incluído de forma forçada ou descontextualizada.

Para evitar isso, garanta que o seu conteúdo segue o esquema de cores, as mesmas fontes e o mesmo formato de design do seu restante conteúdo!

Dica Extra: Ter uma estrutura que impressione é importante, mas…

A estrutura, só por si, não faz milagres. Para se tornar uma autoridade no seu mercado e ter leitores que confiem na sua palavra, será necessário conhecer as novidades no seu nicho assim que surgem. Com base nessas novidades ou nesse conhecimento, deve aplicar estas dicas e aí sim, os leitores irão confiar em si e considerá-lo autoridade no mercado.

Toda essa pesquisa que vem antes da escrita do post também irá ajudar a saber quais os tópicos que deve abordar no conteúdo e quais são menos relevantes, levando-o a criar um conteúdo impressionante e impossível de esquecer.

Conclusão

Escrever de forma natural e descomplicada garante que o seu post seja fluido e leve o seu leitor até ao fim do mesmo. Um post precisa de seguir algumas regras, mas a maior das regras é mesmo essa: a naturalidade faz a perfeição!

Siga estas dicas, compartilhe e caminhe de forma progressiva até a um blog de sucesso.

About the Author

Freelancer em Marketing de Conteúdo. Consultora de Marketing de Conteúdo. Copywriter. Fundadora do Projetos Digitais. Vivo do trabalho online desde 2014 e, desde então, já vivi em três cidades portuguesas diferentes.

Leave a Comment:

Leave a Comment: