8 ideias criativas: encante os leitores do seu blog

By Sara Isabel | Dicas Online

Abr 18
8 ideias criativas encante os leitores do seu blog

Sente que precisa melhorar o seu blog mas não sabe como? Acredite quando lhe dizemos que este não precisa ser um processo doloroso e trabalhoso: pode ser bastante criativo e divertido!

Aviso: Este artigo contém links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais caro.

Aplicando algumas técnicas, o seu blog pode tornar-se mais criativo, atrativo e aumentar assim o tráfego e engajamento dos seus leitores.

Vamos explicar-lhe neste artigo como é que com algumas estratégias simples e ideias criativas pode melhorar o seu blog.

8 ideias criativas: encante os leitores do seu blog

1. Defina a sua abordagem editorial

Não se assuste com este termo! Abordagem editorial é sinónimo de apenas pensar que tipo de conteúdos quer criar e quando é que os quer publicar. Defina de forma antecipada todos os conteúdos do seu blog.

O ideal será fazer uma estratégia mensal de conteúdo, mas isso pode variar de blog para blog, consoante a quantidade e volume de artigos publicados.

Esses conteúdos devem, ainda, obedecer a um objetivo comum. Se pretende aumentar o número de visitas, conteúdos que respondam às dúvidas dos leitores serão indicados. Se quer aumentar a quantidade de contactos retidos, um conteúdo que guie o leitor – como um conteúdo passo-a-passo – será o mais adequado.

Ter uma abordagem editorial permite uma regularidade assumida e um compromisso com o seu blog!

2. Não desista. Aprenda a falhar - domine a arte de tentativa e erro

Se a palavra “falhar” o assusta, deve mudar o seu mindset, ou seja, a forma como encara este termo – e a possibilidade de falhar na sua vida.

A realidade é que ter um blog envolve percorrer caminhos desconhecidos e falhar algumas vezes, seja na escolha do design, na escolha dos conteúdos ou até na periodicidade de publicação. Perante erros, não desista!

Dominar a arte de tentativa e erro é essencial para conseguir ir moldando o blog em relação às expectativas dos seus leitores. Desta forma, veja os erros como um avanço em direção à melhor versão do seu blog.

Veja os erros como um avanço em direção a uma melhor versão - Kit Criar Blogs

Click to Tweet

3. Publique conteúdo original e seja autêntico

Quando falamos na publicação de conteúdo original não falamos só da não publicação de conteúdo copiado ou plagiado: falamos também em conteúdo realmente original. Publique conteúdo que seja útil e que responda às necessidades e perguntas reais dos seus leitores e, ainda, que poucos outros blogs ou sites abordem.

A pesquisa é o primeiro passo para esse caminho: investigue, faça perguntas e tente perceber o que é que os seus leitores procuram e não encontram em nenhum lado!

A originalidade do conteúdo leva também a uma autenticidade obrigatória da sua parte: conecte-se de forma genuína com o seu leitor mostrando a sua personalidade em cada peça de conteúdo que criar.

Dica: Faça uma pesquisa completa pela sua concorrência.

4. Mantenha um design limpo e fácil de navegar

Falar de um bom design nunca é demais! Não tenha preocupação em pôr demasiados widgets e distrações no seu layout: concentre-se em criar um design limpo e fácil de navegar, no qual o seu leitor consegue encontrar facilmente todos os conteúdos que precisa e quer ler.

A inscrição na sua newsletter deve ser simples de encontrar assim como os seus contactos. Lembre-se que se o leitor perder muito tempo na procura, o contacto ou a inscrição serão perdidos.

5. Pergunte aos seus leitores o que eles gostariam de ler

Criar conteúdo que responda diretamente ao que os seus leitores precisam e procuram, é posicionar-se como um blog útil e de referência.

Participe na zona de comentários respondendo sempre a todas as intervenções dos seus leitores, alimente a sua lista de e-mails com perguntas e conversas diretas e pessoais e tente perceber o que é que os seus leitores gostariam de ler.

Isso irá aproximá-lo mais do seu público e fará com que o seu blog se torne uma referência no nicho!

Aqui o ponto 3 ganha destaque devido à necessidade de ser autêntico na interação com os seus leitores. Estes devem conseguir identificar a sua personalidade em cada palavra.

8 ideias criativas encante os leitores do seu blog

6. Jogar com as legendas das imagens

O WordPress possibilita de forma muito fácil colocar legendas em todas as imagens introduzidas nos artigos.

Brinque com essa funcionalidade apresentando e falando da imagem de um modo divertido e pertinente. Anime a imagem complementado a sua mensagem com um pequeno texto, citação ou informação útil para o seu leitor.

Neste ponto o tom pode ser mais divertido ou menos formal, de modo a que o leitor veja um outro lado de si. Isto tudo porque as imagens são uma das coisas mais chamativas e atrativas de um artigo, algo que o seu leitor irá realmente ver!

Dá para entender que este será um dos momentos mais importantes para conquistar o seu leitor, certo?

7. Procure inspiração: localize excelentes citações e aplique-as ao seu trabalho

Seja quando lhe falta a inspiração ou quando está mais desanimado, a busca por conteúdo motivador deve fazer parte da sua estratégia. Esta busca é excelente para si mas também para o seu leitor!

Usar citações e referências para complementar a mensagem do seu artigo enriquece o mesmo e traz uma credibilidade incomparável. Não hesite em procurar inspirações de outros autores (populares ou não), citando-os nos seus conteúdos. Para além do Google, outras excelentes fontes de referências externas são o YouTube e o Pinterest.

Um excelente exemplo de referências que pode ser realmente motivadora são os livros ou filmes. Se indicar um destes conteúdos e referir partes que foram importantes para si e o porquê, existe grande probabilidade de os leitores consumirem o mesmo conteúdo.

8. Desenvolva conteúdo com sugestões sociais: seja claro na chamada à ação

Crie conteúdos que dêem ao seu leitor vontade de participar e partilhar. As redes sociais e interações sociais na Internet são uma das melhores formas de engajamento e crescimento, então não hesite em deixar claro que, se o leitor gostar do conteúdo, pode partilhar a sua utilidade com os seus restantes contactos e que têm uma zona de comentários disponível para aí participar!

Muitas vezes algo tão óbvio como comentar ou partilhar pode necessitar de um lembrete.

9. Dica extra: saia do seu ambiente e vivencie novas experiências

Ficaria surpreendido com a facilidade da nossa criatividade desaparecer quando o ambiente e as experiências que vivenciamos se tornam banais e entram no modo de rotina. Quebrar a banalidade é a solução para ter novas ideias criativas.

Experimente ler um livro diferente ou fora da sua área de interesse, viajar para uma nova cidade, ver uma exposição ou um filme que se encontre em exibição, lanchar fora de casa num café que nunca experimentou ou apenas trabalhar num sítio diferente.

10. Dica extra: rodeie-se de pessoas da sua área

Falar com outras pessoas também irá ajudar no surgimento de novas ideias e na entrega de um trabalho mais criativo. Isto acontece devido à expansão do seu conhecimento e a uma reflexão real sobre o conhecimento que já se tem.

Mantenha uma comunicação frequente com outros bloggers ou com pessoas que se destacam na sua área de atuação.

Dica: Eventos e grupos em redes sociais são excelentes opções para manter a socialização.

Conclusão

Se pensa que ter um blog é uma tarefa fácil está muito enganado! Existe uma necessidade constante de manter a criatividade e a inovação e, após algum tempo, esses dois fatores começam a falhar. Para o evitar, deve seguir as dicas que mencionámos anteriormente.

Tem mais dicas criativas que resultam no seu projeto? Deixe-as nos comentários.

About the Author

Ilustração e copywriting. Fundadora do Projetos Digitais. Trabalho online desde 2014 e, desde então, já vivi em três cidades portuguesas diferentes.

Leave a Comment:

Leave a Comment: