13 top dicas para iniciantes em WordPress

By Ana Páscoa | Criar blogs WordPress

Set 27
13 top dicas para iniciantes em WordPress

13 top dicas para iniciantes em WordPress. Iniciar um blog não é fácil! Com o pensamento nessa afirmação, criámos, anteriormente, a primeira parte do Guia do iniciante para iniciar um blog  , onde podem ser encontrados os passos a seguir por quem deseja investir neste tipo de projeto digital.

Aviso: Este artigo contem links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais caro.

Nessa primeira parte, os leitores foram guiados a encontrar a sua paixão, o objetivo que têm para o projeto, a sua voz e o seu nicho, a resolver um problema, a definir os seus leitores ideais, entre outros passos. No final, o leitor tinha tudo o que necessitava para colocar mãos à obra e, efetivamente, começar o projeto digital. Esta segunda parte 13 top dicas para iniciantes em WordPress  tem o objetivo de colocar o projeto online.

Colocar o projeto online significa dar-lhe uma presença e permitir que possíveis leitores acedam ao conteúdo. Significa, finalmente, caminhar em direção ao que deseja conseguir com o blog e trabalhar arduamente para atingir os resultados. Este é o momento de manter o foco e esforçar-se; acredite, o sucesso vai chegar!

Top dicas para iniciantes em WordPres

 como o colocar online?

Siga este guia completo 13 top dicas para iniciantes em WordPress que o Kit Criar Blogs preparou para si e coloque o seu projeto online, sem qualquer complicação. Acreditamos que este é o primeiro passo para chegar onde sempre desejou!

1. Escolha o nome do blog

O primeiro passo para, realmente, colocar o seu projeto online é escolher o nome do mesmo. Escolha um nome que mostre a pessoa que é e a ideia que pretende transmitir com o blog. Escolha, também, um nome fácil de memorizar e que faça as pessoas ligarem-se automaticamente.

Já tivemos a experiência de encontrar diversos nomes de blogs durante pesquisas na internet e, alguns deles, ficaram gravados pela originalidade ou por, efetivamente, serem memoráveis.

Tome o tempo que for necessário neste passo e consiga o nome perfeito para o seu blog!

  2. Adquira o domínio

Tendo o nome para o seu projeto, pode adquirir o domínio. Este pode ter qualquer extensão associada, mas recomendamos a .com, por ser universal, ou as associadas ao país em questão, como é o caso da .pt.

Caso pretenda adquirir o domínio mais tarde, pode fazê-lo, mas aconselhamo-lo a fazer a compra o quanto antes, pois, dessa forma, conseguirá garantir a disponibilidade do mesmo. Pode obter mais informações no artigo Como escolher um domínio para o seu blog?. onde pode encontrar algumas dicas e ferramentas úteis.

Nota. Kitcriarblogs recomenda Namecheap para registar nomes de domínios

3.Adquira a hospedagem

A hospedagem é, de uma forma banal, a casa do seu blog. É nesta que irão ficar armazenados os ficheiros do website, o conteúdo multimédia e, ainda, é o que irá permitir que o seu blog seja visto pelos seus leitores.

Existe a opção de hospedagem gratuita e de hospedagem paga. No Kit Criar Blogs aconselhamos a hospedagem paga por diversas razões, como a possibilidade de ser mais original, a melhoria a nível de crescimento, entre outras.

Descubra mais sobre hospedagem no artigo Como escolher a melhor hospedagem WordPss?” e adquira a sua.

Nota. Kitcriarblogs recomenda Webhs.pt para compra de hospedagem

4.Faça a instalação do WordPress

Assim que comprar a hospedagem e o domínio para o seu blog, pode instalar o sistema de gestão de conteúdo (CMS) que mais se adequa ao seu projeto. As opções são muitas, sendo o WordPress e o joomla as mais conhecidas.

No Kit Criar Blog recomendamos a instalação do WordPress, por ser o CMS mais usado na atualidade e, portanto, o que possui mais suporte e variedade de temas e plugins. Além disso, o sistema é muito prático e fácil de usar.

Escolha um tema que se adeque ao blog1

Smartmockups

5. Escolha um tema que se adeque ao blog

Finalmente pode começar a dar forma ao seu projeto, instalando um tema que mostre a sua visão, a sua voz e o que pretende, realmente, transmitir com o mesmo. Ao contrário do que costumava acontecer com o sapo e o blogger, existe uma infinidade de opções, o que permite agradar todos os gostos.

Terá a possibilidade de usar temas gratuitos, que podem ser encontrados na própria plataforma ou em websites que permitem o download gratuito de temas, ou temas pagos, que podem ser encontrados a um preço baixo e acessível para quem está a começar.

Nota. Kitcriarblogs recomenda Thrivethemes. para compra do seu tema WordPress

6.Instale os plugins

Instalado o tema, chegou a hora de instalar os plugins. Pode encontrar os melhores plugins para o seu blog num artigo que criámos anteriormente, sendo que os mais comuns e importantes são:

  • AddToAny Share Settings
  • Akismet
  •  BackWPup
  • Contact Form 7
  •   WP-Optimize
  •   Yoast SEO

7. Crie o logótipo  e favicon do seu projeto

O próximo passo deste guia do iniciante para iniciar um blog é a criação do logótipo para o seu blog. Começar um blog sem ter uma marca não faz sentido, pois isso será um impedimento ao crescimento do projeto.

Desde o início, dê a conhecer a sua marca e deixe que os leitores se apaixonem pela mesma. Caso não tenha competências de design, pode usar algumas ferramentas que vão facilitar o seu trabalho, como é o caso do Canva ou Picmonkey. O Canva tem templates pré-definidos que lhe irão permitir criar um logótipo profissional e criativo. Ou ainda contratar um designer freelancer.

Pode procurar  designers freelancers em Workana  em língua portuguesa ou UpWork apenas em inglês.

8. Prepare a captura de e-mail

Um erro que muitos bloggers comentem é o de não começarem a captura de e-mail desde o momento em que o projeto se encontra online. Começar essa captura desde o primeiro dia, irá facilitar imenso no futuro.

Para começar esta captura, deve fazer a configuração do Mailchimp – ou de outro serviço de e-mail – e inserir uma área, dentro do WordPress, que permita a captura de e-mails. A partir desse momento, estar em contacto direto com os seus seguidores será muito mais fácil.

Sendinblue tem um excelente serviço, um pacote grátis, e muito bom suporte em língua portuguesa.

Nota. Kitcriarblogs recomenda Sendinblue  para o seu serviço de captura de e-mai

9. Crie as páginas essenciais

Quando começa um website para o seu projeto digital, existem algumas páginas essenciais que devem ser criadas e que irão permitir uma navegação facilitada por parte dos seus leitores. Essas páginas terão o objetivo de apresentar o seu projeto, permitir o contacto direto e muito mais.

Algumas das páginas que deve inserir são as dedicadas a:

  •    Contactos
  •   Mídia Kit
  •    Página “Comece Aqui” ​
  •    Sobre mim/projeto
  •    Página de erro
  •   Página inicial
  •   Política de Privacidade
  •    Renúncia

Crie um perfil nas redes sociais

Smartmockups

10. Crie um perfil nas redes sociais

Outro ponto a seguir nas nossas 13 top dicas para iniciantes em WordPress é que deve criar um perfil nas redes sociais mais relevantes para o seu projeto em específico. Após criar esses perfis nas redes sociais, deve adicioná-las ao website, de modo a direcionar os leitores para as mesmas.

Crie, apenas, perfis de redes sociais que façam sentido para o seu projeto. Marcar presença em todas as redes sociais vai fazê-lo desistir antes de começar.

11. Faça um calendário editorial

Assim que tudo estiver configurado e pronto a ser lançado, deve criar um calendário editorial que lhe permita manter o foco e o faça alcançar os seus objetivos.

Este calendário editorial deve ter data marcada para a criação de artigos, de postagens nas redes sociais, de newsletters, entre muitos outros conteúdos. Assim que o planeamento estiver concluído, é essencial manter um registo das métricas adquiridas e, dessa forma, testar se os esforços estão a oferecer os resultados desejados.

12. Prepare o blog com algum conteúdo

Claro que as 13 top dicas para iniciantes em WordPress teria que ter um ponto dedicado à criação do conteúdo. Antes do lançamento do blog, crie algum conteúdo que lhe permita dar escolha aos seus primeiros leitores. Ninguém tem interesse num blog que ofereça, apenas, um ou dois artigos.

Crie os primeiros artigos do seu calendário editorial e faça a publicação dos mesmos. Juntamente com a publicação, faça a interligação, com links, dos conteúdos criados. Isto irá promover a permanência dos seus leitores.

13. Lance o blog e divulgue muito!

Finalmente, com toda a estrutura concluído, chegou a altura de lançar o blog e divulgar o mesmo. Este é um dos pontos mais trabalhosos, mas, também, é o que lhe irá permitir crescer e atingir o sucesso que deseja.

Faça a divulgação com pessoas conhecidas, em grupos dedicados a blogging ou ao tema em específico, em redes sociais, em comentários feitos noutros blogs – caso tenha algo de interessante a acrescentar ao artigo em questão –, através de guest posts e muito mais. Seja criativo e faça uma divulgação adequada!

Conclusão

Seguindo os passos desta segunda parte das nossas 13 top dicas para iniciantes em WordPress, conseguirá colocar o seu blog online e, finalmente, começar a trabalhar no mesmo e a divulgá-lo. Com o tempo, temos a certeza que alcançará o sucesso!

Qualquer questão que tenha sobre esta segunda parte do guia, pode deixar nos comentários ou contactar-nos diretamente através da página de contactos. Teremos todo o prazer em responder e ajudá-lo!

About the Author

Sou Ana Páscoa a mulher atrás do projeto KitCriarBlogs.com uma plataforma totalmente inovadora que promete revolucionar a aprendizagem do WordPress. Vivendo em harmonia com a natureza e a tecnologia.

Leave a Comment:

Leave a Comment: