12 motivos fascinantes para usar wordpress no seu blog

By Sara Isabel | Dicas Online

Jul 18
12 motivos fascinantes para usar wordpress no seu blog

O WordPress é o CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo) mais popular da Internet e quando começamos a usá-lo não nos é difícil de perceber o porquê!

Aviso: Este artigo contém links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais caro.

No entanto, apesar da sua enorme popularidade e reconhecimento, muitos bloggers ainda têm algumas hesitações na altura de adoptar o WordPress como plataforma para o seu blog.

Se está nesta fase, perdido e sem saber que plataforma utilizar, deixamos-lhe não uma, não cinco, não dez mas DOZE motivos para usar o WordPress. E vai perceber rapidamente que não quererá outra coisa.

12 motivos fascinantes para usar wordpress no seu blog

1. Facilidade de uso

A plataforma do WordPress permite que a personalização, a escrita e a navegação sejam super simples, mesmo para alguém que nunca tenha usado a plataforma WordPress antes – ou outra qualquer plataforma de blogs!

Qualquer ferramenta ou opção são fáceis de encontrar graças a um painel de controlo simples, organizado e minimalista, onde nenhumas distrações ou inutilidades estão presentes.

Escrever um post ou uma página é também muito fácil: a plataforma é criada e feita para que o dono do blog só tenha uma preocupação: criar conteúdo e escrever! Escrever conteúdo resume-se a escrever numa janela onde temos botões visuais para adicionar estilos ou imagens, bem parecido como ferramentas que todos conhecemos, como o Word. Não terá que aprender uma nova linguagem ou estrutura de texto… só terá que escrever!

2. Personalização

Não precisa de saber HTML, CSS ou outras linguagens de programação para ter o blog que deseja no WordPress. Com alguns cliques, é possível instalar um tema e com mais um clique é possível adicionar inúmeras ferramentas e plugins que darão em alguns segundos um visual profissional ao seu blog.

Para além de todos os temas que encontrará na “loja” oficial do WordPress, acessível através do Painel de Controlo do seu blog, com uma simples procura no Google poderá encontrar diversos sites e lojas mais profissionais que disponibilizam outros temas, gratuitos ou pagos, para o seu WordPress. Também não é difícil encontrar prestadores de serviços que se disponibilizam para criar temas personalizados a cem por cento para o seu blog WordPress.

O WordPress e a personalização de blogs são um dos mercados digitais mais populares e rentáveis, visto que toda a gente quer ter o melhor visual e o visual que corresponde melhor à sua marca ou imagem pessoal.

3. Suporte

Os usuários WordPress formam entre si uma comunidade gigante, e é graças a ela que poderá, sem qualquer dificuldade ou espera, ter todas as respostas a qualquer dúvida que tenha. Para além dessa comunidade oficial, o facto de ser a plataforma mais utilizada faz do WordPress um dos assuntos mais recorrentes na internet, seja em tutoriais ou blogs especializados. Não terá dificuldade em encontrar, com uma rápida procura no Google, uma resposta ao que procura.

4. Pré-definido para ser genial!

O SEO e todas as características para fazer do seu blog popular e ser encontrado pelas pessoas já vêm pré-definidas pelo WordPress. Novamente, não precisa de ser um ás da programação para ter um blog profissional e ser encontrado nos motores de busca. O seu blog já está estruturado, programaticamente falando, para ser visto pelos robots da internet como um blog bem estruturado, que respeita o leitor e que publica conteúdo de qualidade. O facto de vir com características tão importantes pré-definidas faz com que possa criar um blog absolutamente genial em poucos minutos!

Dica: Com o WordPress é possível adicionar um plugin para melhorar, ainda mais, as questões de SEO.

5. Leitura confortável

O design e a estrutura interna de todos os temas de WordPress respeitam uma das principais características desta plataforma: a facilidade de leitura e conforto de navegação. Um blog WordPress será mais bonito e mais apelativo, pois é construído sob uma estrutura que respeita o conforto do leitor!

Sendo uma das plataformas mais utilizadas no mundo, o leitor recorrente de blogs já está normalmente habituado com a estrutura interna do WordPress, confiando mais em blogs que oferecem um design e estrutura de qualidade.

6. Milhares e milhares de plugins, aplicações e ferramentas adicionais

Plugins, aplicações, widgets, temas… as coisas que pode adicionar de forma simples e com apenas dois cliques são infinitas! Qualquer função que queira adicionar ao seu blog irá encontrar, de certeza, um plugin que o faça. Qualquer visual que queira para o seu blog, irá existir o tema perfeito. Existem plugins essenciais e outros opcionais e não precisa de passar muitas horas à procura daquele que procura: graças ao menu “Plugins” existente no seu painel de controlo, terá à sua disposição uma página de pesquisa simples e bem organizada!

7. Segurança acima de tudo!

O WordPress é uma plataforma que ao ser alojada na sua hospedagem privada tem uma segurança adicional, pois é SEU e não de um site ou empresa. Cabe a si (e ao provedor da sua hospedagem) em gerir diretamente todos os aspetos ligados à segurança, o que permite um controlo total de tudo o que acontece no seu blog, sem estar dependente de empresas ou gestores externos.

Mesmo com este “poder” quer mesmo assim reforçar a segurança do seu blog WordPress? Não se preocupe porque… adivinhou! Existem vários plugins que o podem ajudar a fazer isso!

12 motivos fascinantes para usar wordpress no seu blog

8. O Google GOSTA do WordPress

O Google referencia melhor os blogs provenientes da plataforma WordPress do que outros blogs provenientes de outras plataformas. Porquê? Porque o WordPress respeita padrões de qualidade e de respeito por leitores que mais nenhuma plataforma faz (tão bem, pelo menos)!

Estar presente nos resultados do Google é muito importante, pois está provado que atualmente é a maior fonte de visitas de sites e blogs, ultrapassando a publicidade. Se o seu objetivo é ter um blog que seja útil e que ofereça conteúdo comercial ou publicitário, esta característica do WordPress é essencial!

9. Facilidade de Instalação

Tal como a personalização ou a instalação de ferramentas, aplicações ou plugins, a instalação também é facílima. O processo de instalação do WordPress é conhecido até pelo “5 Minutes Install” (em Português: “Instalação em Cinco Minutos”), sendo que na realidade demora na maioria das vezes bem menos! Para além de ser rápida, é também muito fácil e bem explicativa. Não é preciso introduzir códigos ou dados técnicos.

10. Flexibilidade de utilização

Quer seja um blog pessoal, um blog profissional ou até um blog de venda online, o WordPress adapta-se a qualquer mercado e pessoa. Com a multiplicidade de temas disponibiveis para WordPress, será impossível não encontrar o tema que pode corresponder de forma perfeita ao seu negócio ou objetivo de blog.

Importante é também notar que os temas WordPress são, na sua grande maioria, adaptados a dispositivos móveis como smartphones ou tablets. O seu público poderá visitar o seu blog a partir de qualquer dispositivo. Os seus desejos tornam-se realidade com o WordPress: terá o blog que quiser, de forma rápida, fácil e grátis!

11. Atualizações

As atualizações do WordPress são constantes. Qualquer mudança que acontece na internet, em termos de SEO ou de plataformas de busca ou de browsers, o WordPress é uma das primeiras plataformas a adaptar-se a essas mudanças e a disponibilizar imediatamente atualizações a todos os blogs. Para além de ser avisado sempre que uma atualização está disponível, esta também se faz de uma foram muito simples: com um clique – literalmente! – terá o seu blog atualizado.

12. O preço? GRÁTIS!

O WordPress é open source, o que quer dizer que é completamente grátis! Ou seja, ter um blog profissional e que seja “a sua cara” não tem que custar milhões… nem um cêntimo! Existem dois sistemas de WordPress, um alojado no site wordpress.com e outro que pode fazer o download gratuito, sempre, mas que terá que instalar na sua hospedagem. Ambos são gratuitos, apesar de o primeiro disponibilizar um plano pago com opções adicionais.

No entanto, recomendo que use o CMS diretamente no seu domínio e hospedagem pessoal, para que possa usufruir de todas as características listadas neste post de forma gratuita e sem preocupações!

Conclusão: para terminar...

Com estas doze razões parece-me impossível que não tenha sucumbido ao charme, à qualidade e ao poder do WordPress. Não é mesmo por acaso que o WordPress é a plataforma de blogs mais utilizada no mundo. Qualquer blogger de prestigio usa, ou aconselha, o WordPress, pois une a facilidade e rapidez de uso com características profissionais e essenciais para qualquer pessoa que procura levar o seu blog e marca (seja pessoal ou profissional) para outro nível.

Eu uso o WordPress e recomendo de olhos fechados! Não consigo pensar numa ferramenta melhor para se lançar no mundo fascinante dos blogs!

Se tiver alguma dúvida adicional, não hesite em contactar-me e acompanhe as publicações do blog em que irei continuar a desvendar os mistérios e magias desta plataforma maravilhosa.

About the Author

Ilustração e copywriting. Fundadora do Projetos Digitais. Trabalho online desde 2014 e, desde então, já vivi em três cidades portuguesas diferentes.

Leave a Comment:

Leave a Comment: