12 espantosas ferramentas para ajudar no seu blog

By Sara Isabel | Dicas Online

Mar 18
12-espantosas-ferramentas-para-ajudar-no-seu-blog

Já tem o seu blog há algum tempo mas ainda não conseguiu atrair leitores suficientes? Temos 12 ferramentas que o vão ajudar a crescer o seu blog de forma simples, sem complicações.

Aviso: Este artigo contém links de afiliados para produtos recomendados de acordo com a experiência de uso. Apenas recomendamos o que gostamos! A compra de produtos ou serviços pelos links de afiliados não ficará mais caro.

Fazer crescer um blog nunca é tarefa fácil. Ter um conteúdo de qualidade, um design atrativo e uma comunicação impecável são os maiores segredos. Contudo, ter algumas ferramentas que ajudem esse crescimento – e que muitos webmasters usam – é algo que não pode deixar de lado.

Neste artigo apresentamos-lhe 12 espantosas ferramentas que têm por missão e objetivo ajudá-lo a crescer um blog ou projeto. Teste, experimente e veja os resultados do seu blog a melhorarem e muito!

12 ferramentas que o vão ajudar a crescer um blog

1. CoSchedule

Alguma vez teve dificuldade em manter a organização nas publicações? Ou, quem sabe, manter o calendário editorial em dia? Se tem esta dificuldade, um calendário que o ajude a organizar-se e ainda publique os conteúdos por si será útil.

O CoSchedule é a ferramenta que será uma ajuda preciosa! Este é considerado uma das melhores ferramentas de marketing de conteúdo para WordPress.

A ferramenta ajuda-o a organizar todos os seus conteúdos num calendário editorial, para que não perca de vista o seu conteúdo futuro. Ter tudo organizado é essencial para fazer crescer um blog com uma boa estratégia de conteúdo!

No entanto, o CoSchedule não se fica por aí! Também é uma ferramenta de partilha nas redes sociais. Sim: com esta ferramenta pode agendar automaticamente - e nos horários que convertem melhor - a partilha dos seus artigos ou outros conteúdos!

Entre as redes sociais suportadas pela ferramenta, destaca-se o Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn e até grupos do Facebook. Não há desculpa para deixar um perfil ou página sem atualização!

Mas espere, a ferramenta ainda vai ficar melhor! O CoSchedule também apresenta um sistema de análise que lhe permite perceber que publicações convertem mais, quais têm mais partilhas e permite-lhe agendar publicações para qualquer altura... mesmo que daqui a um ano!

2. Feedly

O Feedly é uma poderosa ferramenta que será útil para si – que tem um blog – mas também para os seus leitores.

Mas o que é o Feedly? É uma espécie de "site de favoritos", no qual coloca todos os blogs e sites que gosta de ler e seguir. Assim, pode ler todos os novos posts de forma organizada, sem perder nenhum conteúdo ou link. Acabou a looonga e confusa lista de favoritos ou ter que memorizar tooodos os links dos seus blogs favoritos!

Para si, como deu para perceber, a ferramenta será útil por mantê-lo a par de tudo o que acontece dentro do seu nicho.

Quanto aos seus leitores, caso os incentive a inserir o blog num Feed RSS como o Feedly, nunca mais irão perder um post – ou dificilmente o vão perder. Esta é uma técnica excelente para quem quer crescer um blog pois irá atrair os leitores e seguidores para novas publicações.

3. Click To Tweet

Já imaginou como seria o crescimento do seu blog caso todos os leitores partilhassem o seu conteúdo nas redes sociais? Infelizmente isso não acontece, mas podemos aumentar as hipóteses dessa partilha usando ferramentas que facilitem.

O Click To Tweet é uma dessas ferramentas que lhe permite inserir citações ou frases prontas a serem colocadas no Twitter. Ao se deparar com a sua frase ou citação, o leitor estará mais aberto à partilha.

Essa partilha facilitada torna esta ferramenta ideal para crescer um blog, já que irá associar o seu conteúdo, o seu nome de utilizador e o link do seu blog.

O melhor é que a ferramenta é integrada no WordPress de forma simples e gratuita; comece a usar ainda hoje!

Dica: Existem ferramentas que permitem a partilha em outras redes sociais.

4. Triberr

Continuando no mesmo tema de partilha de conteúdos, existe uma rede social que é indispensável a todos os criadores de conteúdo e que permite crescer um blog ou projeto: o Triberr.

O Triberr é uma ferramenta de marketing usada por milhões de bloggers e criadores de conteúdo. Nesta rede social pode partilhar os seus conteúdos, criar um perfil seu e conquistar seguidores.

Mas o que difere o Triberr de outras redes sociais? Bem, a rede social é baseada na partilha e geração de tráfego: ou seja, as pessoas vão realmente partilhar o seu conteúdo!

Crescer um blog top 12 espantosas ferramentas que o ajudam nessa missão

5. Inbound.org

O inbound.org é uma comunidade de marketeers e webmasters no qual existe um grande poder e sentido de inter-ajuda e partilha. Nesta comunidade é possível ser inspirado por milhões de empreendedores de todo o mundo e, mais importante, aprender com eles.

Uma das vantagens desta comunidade é que pode personalizar a sua "expertise" e receber conteúdos segmentados com o que lhe interessa, ajudando-o assim também a fazer curadoria de conteúdos para o seu blog.

Num mundo em que criar blogs já é algo tão natural, o Inbound.org veio ajudar com toda a informação necessária para melhorar o crescimento.

6. Portent’s Content Idea Generator

O Portent Content Idea Generator é uma ferramenta poderosa que ajuda quem está a passar por um momento menos criativo. Se tem um conteúdo, uma ideia, mas não sabe que título colocar no post, o Portent Content Idea Generator é perfeito para si.

Esta ferramenta gera títulos originais e sobre o assunto que quer falar no seu post, garantindo um título atrativo e que converte leitores!

Acreditamos que esta ferramenta irá oferecer excelentes resultados quando implementada no seu projeto.

7. WordPress

Todas as ferramentas são incríveis, mas de nada servem se a plataforma não for adequada. Na nossa opinião, o WordPress é a melhor opção para quem pretende ter uma presença online.

Esta plataforma ganha a muitas outras ferramentas com a mesma finalidade devido ao seu poder de personalização simplificada, à facilidade de uso para experts ou leigos e à sua relação íntima com o motor de pesquisa Google. Esta é a melhor opção para quem quer melhorar os esforços em SEO.

Atualmente o WordPress é o Content Management System (CMS) mais usado na internet e não é por acaso. Gratuito e com milhões de funcionalidades, é sem dúvida a melhor base para qualquer blog ou projeto digital.

8. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta 100% gratuita da Google que lhe permite perceber e ver quais são os temas mais procurados e pesquisados no mundo inteiro.

Quer falar sobre algo que está "quente" – ou nas tendências – hoje? Procure no Google Trends! Pode filtrar os resultados por país e até por cidade!

Outra funcionalidade boa do Google Trends é que permite comparar diferentes termos de pesquisa. Se esta em dúvida entre utilizar como keyword "como fazer uma bolacha" ou "como fazer bolachas" pode comparar os dois termos e vai ficar a saber qual dos dois tem mais pesquisas.

9. Keywordtool.io

A pesquisa de palavras-chave – ou keywords – é um “bicho de sete cabeças” para si? Este ponto pode ajudá-lo!

O Keywordtool.io é uma ferramenta gratuita na qual pode fazer pesquisas de keywords a utilizar no seu blog. O SEO é uma das formas mais poderosas de fazer crescer o tráfego mas isso só é garantido com o uso de boas keywords.

Esta ferramenta é uma excelente alternativa ao Google Keyword Planner e a outras ferramentas mais complexas e caras.

10. Meme Generator

Os memes são, ainda hoje, uma das formas mais divertidas de comunicar com seguidores. Colocar um meme de vez em quando nos seus conteúdos, pode ajudar a crescer um blog muito rapidamente, se o meme se tornar viral.

Caso tenha dificuldade na produção de memes, a ferramenta Meme Generator é uma opção gratuita. Basta adicionar as fotografias e texto que desejar e voilà!

Dica: Para que um meme se torne viral, além da partilha nas suas redes sociais, fale com outros usuários que tenham contas onde o seu meme faça sentido.

11. EMV Headline Analyzer

O título é o primeiro contacto entre o seu conteúdo e o possível leitor. Pensando desta forma, e caso queira crescer um blog, torna-se lógico que necessita de um título bom e que converta.

No ponto 6 já mencionámos uma ferramenta que o ajuda a ter conteúdos com títulos atrativos, agora mostramos-lhe como fazer a análise a esses mesmos títulos.

O EMV Headline Analyzer irá analisar se o título do seu artigo está bem escrito, mas também se converte e se permite receber mais cliques. Sendo os títulos uma das coisas mais importantes num post, garanta que este tem a estrutura certa analisando-o gratuitamente nesta ferramenta!

12. Blog Topic Generator

Não tem ideias de temas a abordar no seu blog? Isso é muito comum quando já se está no ramo há algum tempo, mas não tem que deixar de publicar apenas porque a criatividade fez uma pausa.

Para títulos criativos, pode usar a ferramenta do ponto 6, para novos temas a abordar, use o Blog Topic Generator do HubSpot.

Como seria de esperar de uma autoridade no mercado, a ferramenta oferece tópicos criativos e que realmente respondem às necessidades das personas. A ferramenta está disponível para qualquer nicho existente no mercado.

Conclusão: e quanto a si?

Quais são as suas ferramentas favoritas para fazer crescer um blog? Usa alguma que não foi incluída neste artigo? Partilhe nos comentários e crie uma comunidade de conversa à volta deste tema!

About the Author

Freelancer em Marketing de Conteúdo. Consultora de Marketing de Conteúdo. Copywriter. Fundadora do Projetos Digitais. Vivo do trabalho online desde 2014 e, desde então, já vivi em três cidades portuguesas diferentes.

Leave a Comment:

Leave a Comment: