10 Conceitos fundamentais para sua segurança online

By Ana Páscoa

online security

A segurança online é uma preocupação constante de bloggers, webmaster e de toda e qualquer pessoa que partilha conteúdos na internet. Preocupar-se com a sua segurança online é não só garantir que os seus dados ficam seguros, mas também que os seus projetos digitais fiquem coesos, seguros e sempre no ar.

A falta e quebra de seguranças em blogs pode provocar vários problemas com inserção de malware ou vírus que pode prejudicar a navegação e segurança dos seus leitores.

Para evitar isso, neste artigo apresentamos-lhe 10 conceitos fundamentais para a sua segurança online.​​​​​

1. Não use senhas “preguiçosas”


Não use palavras chave preguiçosas. O que queremos dizer com isso? Force-se a criar palavras chave ou senhas complexas, que requerem muita dificuldade para alguém adivinhá-las.

strong password


Misture na mesma palavra chave caracteres especiais como *$%”& com números e com letras, tanto em maiúsculas como em minúsculas. Evite senhas que tenham o seu nome, nome de familiares próximos ou datas de nascimento.

.

2. Tenha cuidado com o que publicar online

Evite dizer quanto ganha, qual é o seu banco, onde mora ou publicar fotografias da sua casa. Proteger-se na vida real é também proteger o que publica na sua vida online.

3. Nunca abra anexos de email ou clique em links de estranhos

 Não forneça as suas palavras chaves, dados bancários ou informações pessoais através de email: nunca!

Se alguém roubar sua senha, você pode mudá-la. Mas se alguém roubar sua impressão digital,  não pode obter um novo polegar. Os modos de falha são muito diferentes. - Bruce Schneier

Click to Tweet

4. Use um firewall, programa anti-vírus e programa anti-spyware


Assegure-se que o seu computador tem sempre um firewall e um programa ​security-essentials-download. Se possível instale e configure também um anti-spyware. Estes programas permitem não só analisar o seu sistema procurando problemas, como também previnem possíveis ataques.

Use um firewall, programa anti-vírus e programa anti-spyware

Crédito imagem: www.pixabay.com

5. Cuidado com o Software Livre

Os softwares pagos são por vezes muito caros, nós sabemos. No entanto, antes de instalar impulsivamente softwares livres e gratuitos, assegure-se que são seguros.

6. Onde posso encontrar mais informações sobre segurança online?

Não hesite também em usufruir dos fóruns de segurança, inclusive dos fóruns de comunidades WordPress, para expôr as suas dúvidas.

não entende a tecnologia.

7. Como entender a confiança em um mundo digital

 A confiança no mundo digital é possível e graças à partilha de informação, esta é reforçada através de conteúdos, reviews e avaliações. Não hesite em ler antes de avançar.

8. Tente ser vigilante e monitorar o que você pode

Tente-ser-vigilante

Créditos dos icons: www.iconfinder.com


Estar vigilante é o “truque” de uma boa segurança online. Esteja atento a emails estranhos, a sites presentes no seu histórico que sabe que não visitou ou a conteúdos estranhos que aparecem nos comentários do seu blog.

 Assegure-se que nas redes sociais mais pessoais só adiciona pessoas que realmente conhece. Não partilhe conteúdos demasiado pessoais ou íntimos.

9. Educar nossos filhos cedo e muitas vezes

É educá-los! Explique-lhes de forma clara os benefícios inegáveis do mundo online e digital, mas não lhes esconda também os perigos. Eduque-os e tenha uma relação aberta com eles no que diz respeito à Internet.

10. Eles compreendem as regras de segurança simples

Incentive-os a proteger a sua localização ou informações pessoais. Isso não só vai enriquecê-los enquanto presença online e marca pessoal, como os pode proteger a nível pessoal e segurança.

Conclusão

A segurança online deve ser um tema falado de forma aberta com os seus filhos e familiares. A melhor forma de o fazer e o melhor exemplo que pode dar, é assegurando-se que protege a sua própria segurança.

Seus comentários são sempre bem-vindos

 Apreciou este post? Compartilhe!

Follow

About the Author

Persistente e com muita dedicação estudei e aprendei sobre um universo que muitas pessoas têm medo de entrar. Sou a mulher por detrás do projeto KitCriarBlogs.com uma plataforma totalmente inovadora que promete revolucionar a aprendizagem do WordPress.

Translate »